WalkCar, o veículo eléctrico mais pequeno do mundo

Num mercado onde já existem Segways ou Winglets, o Japão avança com a sua alternativa ao transporte individual.

Parece um portátil com rodas e o seu pequeno tamanho indicia, à primeira vista, que dificilmente consegue suportar o peso de uma pessoa. Mas consegue, e suporta qualquer coisa até 120 quilos. Chama-se WalkCar, foi criado no Japão, cabe numa mochila ou saco e anda a uma velocidade de 10 km/hora. Catalogá-lo parece difícil. É um skate ou uma microviatura?

O engenheiro japonês Kuniako Saito, 26 anos, é o homem que está na origem do WalkCar. Com a sua equipa da Cocoa Motors desenvolveu o veículo, feito em alumínio e com cerca de dois e três quilos, quer seja na versão para interior ou exterior. Consegue percorrer até 12 quilómetros até que a sua bateria de lítio volte a ser carregada, o que dura aproximadamente três horas.

Para fazê-lo andar basta subir para o WalkCar e depois pender ligeiramente o corpo para frente, à semelhança de outros aparelhos como o Segway, por exemplo. Para virar para a esquerda ou para a direita, basta pender o corpo nessa direcção e para parar o utilizador deve sair de cima da placa.

“Pensei, ‘e se pudéssemos carregar o nosso transporte na mala, isso quereria dizer que teríamos o nosso próprio transporte sempre connosco’, e um amigo pediu-me para o fazer, já que estava a fazer o meu mestrado em engenharia especificamente sobre sistemas de controlo de motores de carros eléctricos”, explicou Kuniako Saito à Reuters.

O japonês acredita que a sua criação tem mais para oferecer ao utilizador que produtos como o Segway ou o Winglet da Toyota. “Talvez seja eu que o veja assim, mas parece-me que os Estados Unidos são sempre aquele país que inventa novos produtos e o Japão é o que pega nesses produtos e melhora-os para fazer uma versão melhor. Mas, neste caso, o WalkCar é um produto totalmente novo que comecei do zero. Por isso, quero mostrar ao mundo que o Japão também pode ser inovador”, argumentou o engenheiro.

O WalkCar pode ser pré-encomendado no final do Verão deste ano. Quando chegar ao mercado, no início da Primavera do próximo ano, o WalkCar deverá ter um preço de mercado de 100 mil ienes (734 euros).

Sugerir correcção
Comentar