Vídeo de cão robô da Google não é para quem gosta de animais

Imagem de técnico a pontapear um protótipo teve reacções negativas.

Spot, o cão robô

“Nenhum robô foi danificado na realização deste vídeo.” O aviso irónico finaliza o pequeno filme realizado pela Boston Dynamics para mostrar o cão robô desenvolvido para a Google e a capacidade de equilíbrio do aparelho quando atacado. Na demonstração, o entusiasmo pela tecnologia não teve em conta os mais sensíveis e o animal de metal é pontapeado. Os amantes de animais consideram o vídeo ofensivo.

Spot, como se chama o cão robô, tem cerca de 72 quilos e funciona através de um motor eléctrico que mantém um sistema hidráulico em movimento e integra vários sensores para se conseguir deslocar quer em ambientes interiores como exteriores. O equipamento faz parte dos projectos em desenvolvimento pela empresa de robótica militar adquirida pela Google em 2013.

Esta não é a primeira vez que é revelado um vídeo dos últimos avanços feitos em robótica pela Boston Dynamics e no passado já houve “curtas-metragens” de WildCat ou Cheetah Robot.

Na segunda-feira, a empresa divulgou um vídeo onde Spot surge a percorrer as instalações da Boston Dynamics. Durante o percurso vai encontrando funcionários. Um deles dá-lhe um pontapé no interior do edifício e, quando o robô já se encontra no exterior, é de novo alvo de um pontapé. O que acontece em seguida tem tanto de fantástico como de perturbador. O robô retoma rapidamente o equilíbrio em cima das quatro patas de metal, num movimento semelhante ao de um cão normal, o que pode confundir e gerar emoções diversas em quem está a ver as imagens.

O que pretendia ser uma demonstração da capacidade de equilíbrio do cão robô e da forma ágil como percorre terrenos acidentados e sobe escadas devido a um complexo sistema de sensores tornou-se, afinal, um tema polémico, mesmo que se trate apenas de tecnologia.

No fórum online Reddit, o vídeo foi considerado “rude”. “Ver esta pobre coisa ser pontapeada faz-me doer um pouco o coração”, escreve o utilizador mrsmarzen. “Em que momento é que isto é uma forma de agir correcta?”, questiona FullMetalGuitarist. "O vídeo deixou-me triste por alguma razão”, acrescenta pasta755. “Senti-me mal ao vê-lo a recuperar do pontapé. Não posso acreditar como os seus movimentos são tão realistas”, partilha terryfoxy.

O vídeo foi mesmo comentado pela organização pela defesa dos animais PETA, que considerou que as imagens do pontapé são algo perturbadoras. "A PETA lida com o abuso real de animais todos os dias, por isso não vamos perder o sono por este incidente", começa por sustentar. "Mas enquanto é muito melhor pontapear um robô de quatro patas que um cão de verdade, a maioria das pessoas razoáveis consideram que mesmo a ideia de uma tal violência é inapropriada, como os comentários mostram", acrescenta.

O Google ainda não comentou o caso, nem adiantou em que tipo de situações o Spot poderá vir a ser utilizado. 

Sugerir correcção
Ler 26 comentários