Vai ser possível comprar directamente a partir de vídeos no YouTube

Vão surgir pop-ups durante um vídeo sobre um determinado produto. Utilizador pode de imediato aceder a página que permite adquiri-lo.

Foto
O YouTube fez um acordo com a Paramount, da Viacom, para alugar filmes Nuno Ferreira Santos

O YouTube vai passar a ter anúncios de produtos que são mostrados nos vídeos partilhados na sua página, permitindo ao utilizador realizar uma compra directamente a partir de pequenas janelas que vão surgir sobre as imagens. Essa publicidade só irá aparecer, no entanto, se o autor do vídeo o autorizar.

Por exemplo, o utilizador está a ver um vídeo de alguém que faz uma crítica a uma máquina fotográfica. Durante as imagens vão surgir pop-ups onde existe uma ligação directa para a página onde pode ser adquirido aquele equipamento exacto caso o utilizador o pretenda fazer.

O responsável pela publicidade no YouTube, Diya Jolly, explicou que nos últimos anos o site de partilha de vídeos do Google apercebeu-se que aumentou o interesse por vídeos com tutoriais ou críticas de produtos – “coisas a que as pessoas assistem para pesquisarem coisas para comprar”. Segundo o YouTube, existem mais de um milhão de canais com críticas a produtos que atraem uma enorme audiência. No ano passado, o visionamento destes vídeos aumentou 40%.

Com base nestes valores, o YouTube considera que os anunciantes têm aqui o momento certo para captar a atenção dos utilizadores que procuram um determinado produto e lhe é indicado o caminho para o adquirir. Para quem anuncia, a vantagem é saber o que é procurado directamente a partir dos próprios consumidores.

O anúncio irá surgir inicialmente como um ícone no canto superior direito do vídeo. Ao ser accionado, o utilizador tem acesso a imagens do produto e ao seu preço no mercado. Ao clicar sobre o anúncio, o utilizador entra na página da empresa ou loja que vende o artigo.

Este passo do YouTube segue-se ao de outros sites, que têm vindo a apostar em inovações que facilitem a compra de produtos sem que os utilizadores tenham que sair da página inicial.

Sugerir correcção
Comentar