União Europeia e Coreia do Sul juntam-se para desenvolver tecnologia 5G

Tecnologia deverá estar a funcionar algures na década de 2020.

Foto
Um vídeo de uma hora em alta-definição demorará seis segundos a ser descarregado, segundo a UE Kevin Lamarque/Reuters

A União Europeia e a Coreia do Sul, um país de vanguarda na adopção de tecnologias de informação, vão coordenar esforços no desenvolvimento das redes de comunicações 5G, ao abrigo de um acordo estabelecido nesta segunda-feira e que inclui cooperação na investigação científica e a definição de padrões globais para a nova tecnologia, que ainda está em fase inicial.

O entendimento foi assinado em Seul pela comissária europeia responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, e pelo ministro da Ciência sul-coreano, Mun-Kee Choi. “As duas partes reconheceram a grande importância do desenvolvimento da nova geração de redes de comunicação móveis (5G), porque a infra-estrutura de comunicações será a espinha dorsal da economia digital do futuro”, lê-se no acordo. 

A UE e a Coreia do Sul comprometeram-se a definir até ao final do ano as metas gerais para o 5G, bem como um calendário de desenvolvimento da tecnologia, e vão lançar programas conjuntos de investigação e desenvolvimento ao longo de 2016 e 2017. 

A tecnologia de 5G, que se prevê que esteja em funcionamento algures na década de 2020, permitirá ligações muito mais rápidas. De acordo com a UE, o 5G deverá permitir descarregar um filme de uma hora em alta-definição em seis segundos, sessenta vezes mais rápido do que é possível nas redes móveis 4G.

O 5G servirá também para um mundo muito mais ligado à rede. Os cenários traçados pelo sector indicam que, para além de telemóveis, computadores e tablets, também os automóveis, electrodomésticos e edifícios estarão ligados em rede. Os traços iniciais deste cenário já estão a ser desenhados. A indústria automóvel, por exemplo, está progressivamente a incorporar tecnologias de informação nos novos modelos de carros e a Apple anunciou recentemente uma plataforma para que os fabricantes de equipamentos domésticos possam criar dispositivos controláveis com telemóveis. 

A União Europeia está a tentar não se atrasar no desenvolvimento do 5G, depois de ter visto a tecnologia 4G que actualmente é usada a ser implementada primeiro nos EUA. Já no ano passado, tinha desembolsado 50 milhões para financiar investigação nesta área. A Coreia do Sul, por seu lado, tem uma elevada taxa de penetração de aparelhos móveis e é o país de origem de multinacionais como a Samsung, que lidera no mercado dos smartphones, e a LG.

 
 

  



Sugerir correcção
Comentar