Um jogo numa folha de Excel

Uma folha de cálculo tende a ser sinónimo de trabalho, mas um contabilista canadiano usou o Microsoft Excel para criar um jogo de computador que envolve armas, feitiços e vários inimigos.

Foto
Uma imagem de Arena.Xlsm

O jogo chama-se Arena.Xlsm (as últimas quatro letras são uma extensão de um ficheiro Excel), está disponível gratuitamente no site do criador, Cary Walkin, e é um jogo do estilo role playing game (RPG), que se desenrola por turnos.

Como habitual neste género de títulos, o jogador tem à sua disposição vários itens, desde armas a feitiços. Segundo a informação na página de Walkin, o jogo pode gerar 2000 inimigos diferentes, com vários níveis de inteligência artificial, e a história tem quatro finais possíveis, dependendo de como o Arena.Xlsm for jogado.

A proeza de criar um RPG numa folha de Excel já foi notada em vários sites e Cary Walkin está provavelmente a ter os seus 15 minutos de fama. No site, Walkin, que está a tirar um MBA em Toronto, descreve-se como alguém com um interesse por folhas de cálculo, finanças e negócios e que tem uma paixão por videojogos. Acrescenta ainda que nunca teve qualquer aprendizagem formal no desenvolvimento de jogos.

Arena.Xlsm demorou quatro meses a ser produzido. O jogo foi testado nas versões de 2007 e 2010 do Excel para PC (não funciona em Mac) e, de acordo com o autor, “deverá também funcionar” no Excel 2013.

Gráficos sofisticados são impossíveis de criar no Excel e, para além de algumas imagens, Walkin recorreu a combinações de caracteres para representar personagens dentro da arena onde o jogo se desenrola. A personagem controlada pelo jogador é ":)".

Sugerir correcção
Comentar