O serviço de email do Parlamento alemão, usado por mais de quatro mil funcionários e deputados, esteve nesta quinta-feira entupido, quando centenas de pessoas responderam a um email enviado por engano para toda a instituição.
A torrente de emails começou quando uma funcionária chamada Babette acidentalmente decidiu fazer “responder a todos”, no seguimento de uma mensagem enviada para a lista que abrange o Parlamento inteiro. Babette, que queria dirigir-se só a uma pessoa, escreveu apenas: “Por favor, traga-me uma cópia da nova directiva”.
Centenas de outros funcionários e vários deputados responderam, com tons que iam do irritado (“Por favor remova o meu nome da sua lista”) ao humorístico (“Queria aproveitar esta oportunidade para dizer olá à minha mãe”).
Foi um momento raro de confusão num país com a reputação de fazer as coisas com rigor.
Um membro do partido dos Verdes, Volker Beck, afirmou: “Um clique por engano e todo o sistema de email do Parlamento transformou-se numa nova rede social”.
Outro funcionário escreveu: “Acho isto muito bom. Devíamos fazer isto uma vez por mês. Ajuda-nos a crescer juntos”.
Uma porta-voz do Bundestag confirmou que houve uma torrente de emails e que a recepção de emails no Parlamento pode ter sofrido um atraso devido ao volume elevado de mensagens.

Comentários