Uber avaliada em 40 mil milhões de dólares após investimento recente

Empresa opera em 51 países, incluindo Portugal, e pretende continuar a apostar na sua expansão.

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A Uber funciona desde 2009, actualmente em 250 cidades Kai Pfaffenbach/Reuters

A Uber, a empresa norte-americana que através de uma aplicação móvel fornece um serviço semelhante ao de uma central de táxis, recebeu recentemente um investimento de 1,2 mil milhões de dólares (972 milhões de euros) num acordo que a coloca na lista das startups mais valiosas do mundo, com um valor de mercado aproximado de 40 mil milhões de dólares (32.400 milhões de euros).

Uma avaliação avançada em Junho último indicava que a empresa valia cerca de 17 mil milhões de dólares (13,7 mil milhões de euros), muito devido ao investimento de grupos como a Goldman Sachs ou o Google.

Criada em 2009, a Uber foi mal recebida pelas associações de táxis quase a nível mundial, tendo mesmo chegado a levar à organização de greves a nível europeu, como a que se verificou neste Verão, contra a concorrência desleal de que é acusada. Presente em 250 cidades de 51 países, incluindo Portugal, onde funciona em Lisboa, a empresa continua a apostar na expansão.

Com o investimento que recebeu recentemente, o co-fundador da Uber, Travis Kalanick, indica no blogue da empresa, será isso que a Uber vai fazer, nomeadamente na “região da Ásia Pacífico”, onde tem uma forte concorrência depois de o Softbank ter anunciado um investimento de 250 milhões de dólares (202 milhões de euros) no GrabTaxi.

Além do sector dos táxis, a Uber recebeu nas últimas semanas fortes críticas depois de ter vindo a público que pretendia usar dados de jornalistas e seguir os seus utilizadores sem a sua permissão ou conhecimento. A empresa viu-se obrigada a apresentar um pedido de desculpas público.

Num comentário que publicou no blogue da Uber, o co-fundador Travis Kalanick admite que esses acontecimentos não terão beneficiado a empresa, que precisa de “investir no seu crescimento interno e mudar”. “Reconhecer os erros e apreender com eles são os primeiros passos”, escreve.

O serviço polémico que a Uber presta pretende facilitar o contacto de um cliente com uma viatura, através do telemóvel, de forma personalizada e sem notas e moedas à mistura.

A Uber exige aos seus motoristas uma série de requisitos para trabalharem na empresa para garantir um serviço individualizado, onde o cliente tem um tratamento personalizado durante a viagem. A aplicação faz o resto. A localização do telemóvel do cliente é detectada por GPS e é-lhe indicado o motorista que se encontra mais próximo. Feito o pedido do serviço, a Uber contacta o taxista, cuja identificação e detalhes da viatura ficam disponíveis no telemóvel do cliente. A tarifa que é aplicada em cada uma das cidades onde a app está activa pode ser consultada, bem como uma estimativa de quanto custará a viagem. Está prevista ainda a partilha da viatura. No destino, a tarifa é automaticamente cobrada no cartão de crédito do utilizador, ficando pouco espaço para gorjetas.

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