Twitter vai rever regras após mensagens abusivas recebidas por filha de Robin Williams

Zelda Williams acusada de ter sido responsável pela morte do pai.

Foto
Frederic J. BROWN/AFP

Após a morte, esta semana do pai, Robin Williams, Zelda Williams começou a receber mensagens via Twitter a acusá-la de ter sido responsável pelo falecimento do actor e imagens do corpo do comediante. A jovem decidiu fechar as suas contas no Twitter e no Instagram. A rede de micro-blogging veio agora condenar os abusos sofridos por Zelda e anunciar a revisão das suas políticas de utilização.

Na última terça-feira, um dia depois da morte de Robin Wiliams, a filha do actor abandonou o Twitter e o Instagram depois de ter recebido várias mensagens anónimas e imagens enviadas por pelo menos duas pessoas com fotografias alteradas do corpo do pai. Entre as mensagens, algumas acusavam-na de ser responsável pela morte de Williams.

No último tweet que publicou, Zelda lamentou não conseguir ser “superior” ao sucedido. “Vou apagar isto dos meus aparelhos durante muito tempo, talvez para sempre. O tempo o dirá. Adeus”, escreveu, citada pela CNN. Antes de suspender a sua conta no Twitter, a jovem pediu ajuda aos seus seguidores para reportarem contas cujo conteúdo fosse “cruel e desnecessário”. Acabou por retirar o pedido de ajuda.

A filha de Williams suspendeu também a sua conta no Instagram, depois de ter sido alvo de acusações. “Vou deixar esta conta por algum tempo enquanto saro e decido se será ou não apagada”, escreveu. “É difícil para mim, por favor tentem respeitar-me”, acrescentou.

A vice-presidente para a área de confiança e segurança do Twitter, Del Harvey, emitiu um comunicado sobre o caso. “Suspendemos um número de contas relacionadas com este assunto por violarem as nossas regras e estamos em processo de avaliar como podemos melhorar ainda mais as nossas políticas para dar uma resposta melhor a trágicas situações como esta”.

Del Harvey explica que essas melhorias passam por expandir as políticas da empresa quanto à informação privada e dar mais apoio aos membros das famílias de utilizadores que morrem.

O Twitter tem um sistema que permite aos utilizadores que denunciem uma situação de abuso para serem depois analisados e retirados se a queixa for justificada. No ano passado, a empresa disponibilizou o botão Report Abuse (reportar abuso), depois de uma britânica que liderou uma campanha para que uma imagem de Jane Austen fosse colocada na nota de 10 libras ter sido alvo de inúmeras mensagens de ódio, algumas com ameaças de violação.

O Twitter permite ainda a um utilizador bloquear uma conta que lhe tenha feito acusações ou ameaças, mas em algumas situações, como as relatadas por Zelda Williams, os utilizadores dessas contas voltam a criar novos perfis.

Sugerir correcção
Comentar