Twitter suspende conta de organização neonazi na Alemanha

O pedido foi feito pelo Ministério do Interior da Baixa Saxónia Foto: Christian Charisius/Reuters

O Twitter suspendeu a conta de uma organização considerada neonazi pelo estado alemão da Baixa Saxónia, naquela que foi a primeira decisão do género desde a entrada em vigor das novas regras de utilização do site de microblogging, em Janeiro.

A organização "Besseres Hannover" (Melhor Hanôver, em português) foi "desmantelada, os seus bens foram confiscados e todas as suas contas nas redes sociais têm de ser encerradas imediatamente", lê-se numa carta endereçada aos responsáveis pelo Twitter, assinada pela chefe da polícia daquele estado alemão.

A decisão de "reter" ("withheld" é o termo usado pelo Twitter) tweets da conta @hannoverticker – tomada a pedido da polícia de Hanôver na sequência de uma ordem do Ministério do Interior da Baixa Saxónia – é válida apenas para o território alemão. A actividade da conta da "Besseres Hannover" continua visível no resto do mundo.

Alex Macgillivray, conselheiro geral do Twitter para questões de privacidade e propriedade intelectual, escreveu na sua conta que barrar a publicação de conteúdos é uma medida não desejável, mas "é bom ter as ferramentas necessárias para poder fazê-lo de uma forma estrita e transparente", remetendo os utilizadores para o pedido das autoridades alemãs e para a página em que a empresa explica a sua política de suspensão de conteúdos.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues