Twitter alerta utilizadores para possíveis ataques apoiados por governos

Rede de microblogging enviou notificação a algumas contas, indicando que dados como email ou nome de utilizador podem ter sido acedidos.

Foto
O Twitter tem mais de 200 milhões de utilizadores em todos os continentes KACPER PEMPEL/REUTERS

O Twitter emitiu um alerta a alguns dos seus utilizadores sobre a possível ocorrência de ataques informáticos apoiados por governos para aceder a dados pessoais das contas na rede de microblogging, naquela que é a primeira comunicação do género alguma vez feita pela empresa.

No alerta, enviado nos últimos dias, o Twitter diz não existir qualquer indicação de que hackers tenham acedido a informação sensível de um “pequeno grupo de contas”. A empresa não adianta mais pormenores sobre a forma de ataque usada, se existem suspeitos identificados ou quantas contas podem ter sido visadas, indicando apenas que está a investigar o caso.

A empresa revela, no entanto, que em causa podem ficar o nome do utilizador, endereço de IP, email e número de telefone, se este estiver associado à conta. “Até este momento, não temos indicação de que foi obtida informação da sua conta mas estamos a investigar activamente esta questão. Gostávamos de ter mais o que partilhar mas não temos informação adicional que possamos passar neste momento”, escreveu o Twitter aos seus utilizadores.

O site Motherboard confirmou junto de alguns utilizadores que receberam a notificação do Twitter. Entre esses utilizadores está um casal de activistas com alguma ligação à Tor, uma rede que, além de permitir a navegação anónima, possibilita aos utilizadores alojar páginas que não são pesquisáveis nos motores de busca habituais. O Motherboard indica ainda que não foi possível determinar pontos em comum entre os utilizadores que pudessem explicar o porquê de serem alvos potenciais de um ataque.

Um dos primeiros tweets tornados públicos a confirmar a recepção do alerta do Twitter foi publicado sob a conta @coldhakca, de uma organização canadiana que se descreve como não tendo fins lucrativos e ter como objectivos aprofundar questões relacionadas com a privacidade, segurança e liberdade de expressão. À Reuters, um dos membros fundadores da Coldhak, Colin Childs, confirmou que, até ao momento, não foi registado nenhum impacto do possível ataque.

 

 

Iniciativas como a do Twitter foram assumidas também recentemente pelo Facebook. A rede social anunciou em Outubro que iria passar a notificar os utilizadores sempre que as suas contas fossem alvo ou ficassem comprometidas por hackers que sejam suspeitos de trabalharem para o governo de uma nação. 

Sugerir correcção
Comentar