Telefonemas fraudulentos em nome da Microsoft visam obter dados bancários

Esquema visa infectar computadores e aceder a dados pessoais.

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A Microsoft Portugal está a alertar todos os consumidores e parceiros para telefonemas fraudulentos que estão a ser efectuados em nome da empresa nas últimas semanas e mais intensamente nos últimos dias, denunciou a empresa em comunicado.

A Microsoft atribui os telefonemas a uma “estratégia de malware [ameaça ou vírus informáticos] concertada e organizada de amplitude internacional” e explica que os parceiros e consumidores da empresa são contactados supostamente porque o seu computador foi infectado por um vírus e aconselhados a uma série de comandos para resolver a situação.

A empresa alerta que os scammers, como são conhecidos estes malfeitores, sugerem que o problema pode ser ultrapassado com a compra de pacotes de suporte anuais, procuram obter detalhes dos cartões de crédito e induzem a instalação de software malicioso, através do qual conseguem obter dados confidenciais ou aceder remotamente ao computador, alterando as configurações, de modo a deixar o computador vulnerável.

Além disso, podem ainda direccionar o consumidor para sites fraudulentos, pedindo-lhe que entre com os seus dados bancários e informações pessoais e financeiras.

“O impacto para as vítimas varia entre a perda financeira directa, o roubo de identidade e malware nos seus computadores”, adianta o comunicado da Microsoft.

A empresa explica também a forma de actuação dos hackers.

“Contactam individualmente consumidores e parceiros, fazendo-se passar pelo departamento de segurança de informática, pela equipa de suporte técnico, de research e desenvolvimento ou até mesmo por entidades que actuam na área da segurança”, relata o documento.

Em outros casos, “fazem-se passar por parceiros com certificado profissional, a fim de conquistarem a confiança das vítimas, e, muitas vezes, os contactos parecem verdadeiramente profissionais e credíveis”, sublinha.

A Microsoft refere que os scammers acedem ao nome e outras informações pessoais através de listas telefónicas de acesso público e podem até mesmo saber qual o sistema operacional que as vítimas estão a utilizar.

A empresa aconselha por isso a desconfiar de chamadas telefónicas não solicitadas e relacionadas com problemas de segurança, mesmo que afirmem representar a Microsoft ou uma empresa respeitada, a não disponibilização de informações pessoais, como dados bancários, a não consultar sites, executar quaisquer comandos ou instalar software que seja indicado.

No comunicado, a empresa recomenda ainda que os visados anotem a informação da pessoa que o está a contactar, passando-a depois às autoridades.

Para aqueles que já foram vítimas destes scammers, a Microsoft avisa que a palavra-passe deve ser alterada, optando por uma codificação forte, assim como deve ser modificada a palavra-passe relacionada com as contas e dados bancários e recomenda a realização de uma revisão com um antivírus ao computador para verificar se este foi infectado.

Contudo, a Microsoft alerta que, em caso de contacto por alguém em nome da Microsoft para instalar este produto, este poderá também ser um esquema fraudulento.

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