Spotify também sofre ataque a base de dados

Depois do eBay, serviço de streaming alerta utilizadores para seguirem recomendações para garantir a segurança das suas contas.

Foto
O Spotify tem cerca de 40 milhões de utilizadores Spotify

O serviço de streaming de música Spotify anunciou que houve acesso não autorizado aos seus sistemas e dados internos. O Spotify diz não ter sido verificado nenhum risco para os seus utilizadores mas, por precaução, vai pedir a alguns destes que voltem a inserir o seu username e password nos próximos dias.

O Spotify, que permite ouvir música em streaming sem fazer download de ficheiros, e que está disponível em Portugal, publicou um comunicado de alerta na terça-feira, no seu blogue, a confirmar que pelo menos dados de um dos seus utilizadores tinham sido acedidos ilegalmente, tendo ficado, no entanto, protegidas informações financeiras, de pagamento ou a password. O utilizador já foi alertado directamente pela empresa sueca.

“Com base no que descobrimos, não temos conhecimento de qualquer risco acrescido para os utilizadores como resultado deste incidente”, escreve o responsável pela tecnologia do Spotify, Oskar Stål.

Além de ir pedir a alguns utilizadores que voltem a entrar no serviço com o seu username e password, sem a necessidade de os alterar, a empresa aconselha os utilizadores que usem a aplicação em Android que façam um upgrade nos próximos dias e que apenas a instalem através do Google Play, Amazon Appstore ou m.spotify.com. Para já, Oskar Stål diz que não existe qualquer recomendação para quem use os sistemas iOS e Windows Phone.

O Spotify está disponível em 57 mercados, tem cerca de 40 milhões de utilizadores e dez milhões que pagam o serviço. Esta quarta-feira, chegou ao mercado do Brasil, elevando para três o número de países da América Latina onde está presente, depois do México e Argentina.

O Spotify garante ter iniciado uma investigação ao ataque e que está a reforçar os seus sistemas de segurança. “Vamos avançar com mais acções nos próximos dias para aumentar a segurança dos nossos utilizadores”, indicou Oskar Stål.

O alerta da empresa surge depois do site de leilões eBay ter confirmado na semana passada que foi alvo de um ataque informático que comprometeu a sua base de dados. Como precaução, o eBay pediu aos seus perto de 145 milhões de utilizadores que alterassem as suas palavras de acesso.

Sugerir correcção
Comentar