Com a PlayStation 4, a Sony é a segunda a apresentar uma consola de nova geração

Os títulos do modelo anterior não são compatíveis, mas poderão ser jogados em streaming. Novo processador pretende facilitar o trabalho dos criadores de jogos.

Foto
O director executivo da Sony Computer Entertainment, Andrew House, durante a apresentação Brendan McDermid/Reuters

A Sony anunciou esta quarta-feira o lançamento de um novo modelo da PlayStation, embora não tenha mostrado ao mundo a consola em si, o que despertou o sentido de humor do director do serviço de jogos online Xbox Live, da Microsoft.

Durante a apresentação, que decorreu em Nova Iorque, foram chamados ao palco alguns dos mais importantes criadores de jogos, que mostraram títulos como Killzone: Shadow Fall. Mas a verdade é que, da consola em si, nem sinal. O máximo que os curiosos puderam ver foi o novo comando.

O director de programação do serviço de jogos online da Microsoft, Larry Hryb, não perdeu tempo a comentar o facto. Assim que se apercebeu da ausência física da PlayStation 4, Hryb correu para o Twitter: "Anunciar uma consola sem mostrar a consola em si? Aqui está uma nova abordagem."

Mas o tweet de Larry Hryb também teve as suas respostas. O utilizador Uzair Sajid (@UzEE) deu uma alfinetada ao responsável da Microsoft, empresa que ainda não anunciou uma data para a apresentação do novo modelo da sua Xbox: "Vocês deviam mostrar-lhes como é que se faz. Que tal na próxima semana?"

Jogos da PS3 só compatíveis em streaming

Muitos jogos vão poder ser experimentados através de um sistema de streaming, sem que tenham de ser descarregados e ainda antes de serem comprados. Este sistema será também a única opção para jogar títulos da PlayStation 3, que, de outra forma, não são compatíveis com o novo modelo.

O novo processador faz com que a PlayStation 4 seja, do ponto de vista de quem cria jogos, essencialmente um computador, sublinhou a Sony na apresentação. A ideia é facilitar o desenvolvimento. O aparelho tem ainda 8GB de memória e um comando renovado, que inclui uma área sensível ao toque e a gestos, o que permite introduzir novas mecânicas de jogo.

Uma das novidades na PlayStation 4 é a possibilidade de continuar um jogo na consola portátil da Sony, a PlayStation Vita. A funcionalidade é similar ao que os jogadores da Wii U podem fazer com o comando deste consola (que tem um ecrã integrado e se assemelha em aspecto a uma consola portátil).

A Sony tem apresentado prejuízos ao longo dos últimos quatro anos. No último ano, teve perdas a rondar os 3700 milhões de euros.

O novo modelo surge depois de a Nintendo ter inaugurado, no final do ano passado, a oitava geração de consolas, com a Wii U, cujas vendas iniciais não estão a correr bem e já levaram a multinacional nipónica a rever em baixa as expectativas em relação ao mercado. Espera-se que a outra grande empresa no sector – a Microsoft, que fabrica a Xbox 360 – lance, ainda este ano, um novo modelo da sua consola. Com Alexandre Martins
 
 

Sugerir correcção
Comentar