SMS avisa consumidores de Viseu quando estão a gastar muita água

Experiência-piloto arranca em 1000 agregados familiares

Foto
Factura da água subiu 8% em 2012 Eva Carasol

Um SMS que avisa os utentes quando há o consumo anormal de água é uma das vantagens dos contadores inteligentes que a Câmara de Viseu vai instalar numa experiência-piloto que arranca nos próximos dias numa freguesia do concelho. A autarquia anunciou nesta quarta-feira que vai adquirir 1000 contadores nesta primeira fase, num universo de 43 mil utentes da Águas de Viseu.

“Vamos ser das primeiras cidades do país a instalar este tipo de equipamento. Vamos fazer esta primeira experiência na freguesia do Mundão e que vai ter, basicamente, dois benefícios. O primeiro o de permitir que a contagem da água seja feita à distância e deixe de haver margem para erros e o segundo o de ajudar os consumidores a consumir de uma forma inteligente”, disse Almeida Henriques, presidente da autarquia viseense. Na prática, por exemplo, este contador vai permitir chamar à atenção do consumidor se tem uma torneira aberta em casa ou algum equipamento mal vedado.

“Vamos melhorar os serviços de cobrança e leitura e, ao mesmo, tempo levar os consumidores a consumir menos água porque os vamos alertar com um simples SMS quando se verificarem consumos elevados”, assinalou o autarca.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a autarquia disse que vai adoptar um tarifário amigo das famílias numerosas e lançou uma campanha exterior que informa os consumidores de que estão a beber água com “selo de qualidade” atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos de Portugal.

A campanha põe em destaque 10 pares de gémeos, desde crianças a adultos, precisamente porque este é o segundo ano que a água conquista o selo de qualidade. “Pelo segundo ano consecutivo as Águas de Viseu atingem um nível de praticamente 99% de água segura, na base de um exigente programa de controlo na torneira”, explicou Almeida Henriques, convencido de que no próximo ano a campanha vai ter de ser feita com trigémeos.

Sugerir correcção
Comentar