SmartTV da Samsung pode gravar conversas e partilhar informação

Empresa sul-coreana garante privacidade mas alerta para função de comando por voz.

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Kim Hong-Ji/Reuters

Ter uma Smart TV da Samsung ligada na sala pode representar um risco de violação da privacidade. A empresa sul-coreana aconselhou recentemente os consumidores a evitarem a discussão de dados pessoais em frente à televisão e explica que tudo se deve ao sistema de activação por voz do aparelho.

As recém lançadas SmartTV da Samsung têm um comando de voz que foi apresentado como uma das fortes características dos aparelhos. Mas segundo a revista online Daily Beast, a televisão pode gravar tudo o que diz à sua frente e isso pode tornar-se um problema.

O software do comando de voz da televisão permite aos utilizadores interagirem com o seu aparelho simplesmente falando com este. O utilizador sabe que o comando está activo quando um símbolo de microfone fica visível no ecrã. Sempre que este estiver ligado, o utilizador deixa de utilizar o comando manual e passa a dar “ordens” à sua televisão por voz, seja para aumentar o volume ou mudar de canal.

Esta funcionalidade parece ter alguns problemas subliminares, sublinhou a Daily Beast, citando parágrafos da política de privacidade da Samsung. Segundo um dos pontos do documento Samsung Privacy Policy - SmartTV Supplement, o consumidor é alertado para estar “ciente de que, se as suas palavras faladas incluírem informações pessoais ou confidenciais, essa informação estará entre os dados capturados e transmitidos a terceiros por meio do uso de reconhecimento de voz”. A Samsung não clarifica quem são os “terceiros” a quem a informação pode ser passada.

A Daily Beast contactou a Samsung para saber o que acontece quando um utilizador de uma das suas SmartTVs fala sobre questões pessoais, como números de identificação, passwords, ou conversas privadas cujo conteúdo pretende secreto.

Num comunicado enviado à revista, a empresa sul-coreana sublinha que leva a privacidade do consumidor “muito a sério”. “Em todas as nossas SmartTVs aplicamos salvaguardas e práticas de segurança, incluindo a encriptação de dados, para proteger as informações pessoais dos consumidores e evitar a sua colecta ou uso não autorizado".

Quanto à função de reconhecimento de voz, a Samsung sublinha que esta “pode ser activada ou desactivada” e que o proprietário “também pode desligar a televisão a partir da rede Wi-Fi."

Numa nota avançada após o contacto da revista e numa reacção às questões de violação de privacidade que começaram a surgir noutras publicações e nas redes sociais, a Samsung avança com explicações adicionais. “Se um consumidor consente e usa o reconhecimento de voz, dados de voz são fornecidos a terceiros durante uma busca solicitada de comando por voz. Nesse momento, os dados de voz são enviados para um servidor, que procura o conteúdo solicitado e, em seguida, devolve o conteúdo desejado para a televisão".

A Samsung garante que a informação não fica retida nem o áudio gravado é vendido.

Corynne McSherry, advogada da Fundação para a Liberdade Electrónica (EFF, na sigla em inglês), uma organização norte-americana sem fins lucrativos, indicou à Daily Beast que os “terceiros” citados na política de privacidade da Samsung será provavelmente a empresa que fornece o serviço speech-to-text (transcrição áudio para texto) à sul-coreana.

“Se eu fosse o consumidor, gostaria de saber quem esse terceiro foi, e definitivamente gostaria de saber se as minhas palavras foram transmitidas de uma forma segura", acrescentou.

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