Skybox da Google vai disponibilizar imagens de satélite novas para projectos humanitários

Empresa diz que projecto Skybox for Good vai, para já, iniciar trabalhos em modo beta com algumas organizações.

Foto
Impacto da actividade das empresas de mineração na Virgínia Ocidental SkySat-2/Skybox Imaging

A empresa startup de imagens de satélite Skybox Imaging, que pertence à Google, anunciou na sexta-feira o projecto Skybox for Good, que vai disponibilizar imagens de satélite para projectos humanitários.

“Vamos contribuir com imagens para projectos que salvam vidas, protegem o ambiente, promovem a educação, e tenham um impacto positivo na humanidade”, escreveu Julian Mann, co-fundador da Skybox, que pertence à Google Earth Outreach, o programa da Google que apoia organizações sem fins lucrativos.

A Skybox Imaging foi criada em Janeiro de 2009, disponibilizando imagens de satélite de alta resolução. Em Agosto foi comprada pela Google. O novo projecto tem como objectivo ajudar o trabalho das organizações sem fins lucrativos. “Fico sempre impressionado como o acesso às imagens de satélite globais através do Google Earth e do Google Maps mudaram a forma das pessoas verem o mundo – das cidades onde vivem a locais longínquos”, explicou Julian Mann, no blogue da empresa.

No contexto do novo projecto, o empresário explicou que a empresa já obteve algumas imagens, que estão disponíveis, e dá exemplos de como estas imagens ajudam. “Obtivemos algumas imagens da aldeia de Nagarkovil, no Norte do Sri Lanka. A [organização] The Halo Trust fez a desminagem de minas terrestres nesta área e usou imagens actualizadas para ajudar a verificar que as pessoas estão a voltar [para aquela área], construindo 84 casas e cultivando 40 hectares de terreno”, escreveu o empresário.

Outra organização dada como exemplo pela responsável é a organização ambientalista Appalachian Voices, que está a medir o avanço da mineração de carvão na Virgínia Ocidental. Na cordilheira dos Apalaches, que atravessa vários estados dos WUA, as empresas têm rebentado com o topo dos montes para acederem mais facilmente ao carvão.

Para já, o Skybox for Good ainda só vai estar disponível numa versão beta, e será usada por um grupo de organizações definido pela Skybox Imaging, explica Julian Mann: “No futuro, esperamos expandir o programa para permitir mais organizações sem fins lucrativos e grupos de interesse público beneficiarem do uso da informação da Skybox.”

Sugerir correcção
Comentar