Sites de informação retomam actividade ao fim de quase 48 horas

PT, que agrega as páginas, justifica falhas com "um constrangimento técnico".

Foto
Daniel Rocha

As páginas da SIC e SIC Notícias e do jornal i voltaram a estar acessíveis esta segunda-feira depois de problemas técnicos terem tornado os sites indisponíveis. A revista Visão também retomou a sua edição online.

Os primeiros sinais de anomalia começaram a ser registados no passado sábado mas foi no último domingo que sites de informação a funcionar com o suporte técnico da Portugal Telecom (PT) registaram os primeiros problemas e deixaram de ficar acessíveis. Foi o caso dos sites do grupo Cofina, como o Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios ou Sábado, mas também do grupo Impressa, incluindo as páginas da SIC, SIC Notícias e Visão. A edição online do jornal i, da Newshold, também ficou em baixo.

 “Após 44 horas, estamos de volta. Apesar de sermos totalmente alheios ao problema, pedimos desculpa pela falha no nosso serviço”. O post foi publicado esta tarde pela SIC Notícias na sua página no Facebook.

A direcção do i publicou uma nota no seu site a dar uma “explicação aos leitores do ionline.pt e seguidores das páginas do i nas redes sociais”. “Os servidores que alojam o site do i têm problemas graves de performance que afectam de forma fatal o normal funcionamento do ionline.pt. A responsabilidade por esta infeliz situação pertence exclusivamente à operadora de telecomunicações que aloja os nossos servidores”.

Por parte da PT, o i indica que não recebeu garantias de quando será “reposto o normal funcionamento do site” e o jornal afirma aguardar ainda “novas explicações” da operadora.

O PÚBLICO tentou obter esclarecimentos junto da PT mas até agora não obteve qualquer resposta. Numa nota enviada à agência Lusa esta segunda-feira, a empresa voltou a justificar a situação com "um constrangimento técnico" num servidor de dados em Lisboa, à semelhança do que tinha indicado no domingo numa primeira reacção ao caso.

Ontem, a empresa enviou um comunicado ao PÚBLICO a explicar o que se terá sucedido: "Verificou-se um constrangimento técnico que afectou um dos nossos sistemas de storage [armazenamento]. Esse facto resultou na indisponibilidade dos websites de alguns clientes empresariais, facto pelo qual pedimos desculpa".

A PT indica que espera resolver a falha o mais breve possível e afastou a hipótese de ter sido alvo de um ataque informático.

A Cofina reagiu ao incidente numa nota divulgada no domingo no site do Jornal de Negócios, quando este voltou a estar operacional. “A Cofina Media, empresa proprietária do Negócios, tomará todas as medidas que se demonstrarem necessárias para que situações com esta gravidade não se voltem a repetir no futuro, assegurando que os seus fornecedores de serviços estão à altura do compromisso que temos consigo”.

Além dos sites de informação, há indicação de alterações nos serviços online da EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa. Por exemplo, os clientes do ePark, plataforma móvel para estacionamento em Lisboa, estão a ser informados que devido a um "'apagão informático' do fornecedor de comunicações e data center" a aplicação encontra-se indisponível.

A mesma falha técnica levou a dificuldades nos sistemas que apoiam as lojas da EMEL, que esta tarde sofriam limitações.

Notícia actualizada às 17h30: Acrescenta dados sobre limitações nos serviços online e nas lojas da EMEL.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários