A partir desta sexta-feira, vai ser possível falar em português para o telemóvel e aceder aos resultados de pesquisa do Google. É uma das 13 novas línguas introduzidas na aplicação de pesquisa por voz.
Além do português, o Google anunciou que os utilizadores Android podem também aceder ao serviço de pesquisa por voz noutros 12 idiomas: basco, búlgaro, catalão, finlandês, galego, húngaro, islandês, norueguês, romeno, sérvio, eslovaco e sueco.
O serviço de pesquisa por voz está disponível em 46 países e permite que os utilizadores possam pesquisar no motor de busca através da voz. Basta clicar no ícone do microfone que aparece no ecrã, falar para o telemóvel e o motor de busca devolve a habitual página de resultados.
A aplicação reconhece apenas um idioma de cada vez e o utilizador pode ter de alterar as configurações de idioma para utilizar uma das novas línguas.
A introdução de cada novo idioma na aplicação exige que o Google recolha milhares de declarações de voluntários e, no caso de certas línguas, recorra a nativos para pronunciar certas palavras. Os dados são armazenados em bases de dados e permitem aperfeiçoar o serviço e prever como outras palavras se deverão pronunciar.
A aplicaçao está disponivel para sistemas operativos Andropid 2.2 ou superior e pode ser descarregada no Google Play.

Comentários