Samsung e Zuckerberg assumem casamento na realidade virtual

Fundador e CEO do Facebook rouba a cena na apresentação dos novos Samsung Galaxy S7 e S7 edge. Fabricante coreana e rede social antevêem no futuro próximo reuniões de trabalho e encontros de amigos através de óculos de realidade virtual.

Fotogaleria
A apresentação dos novos smartphones da Samsung foi feita com recurso a óculos de realidade virtual Reuters
Fotogaleria
O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e o presidente da divisão mobile da Samsung, DJ Koh, no palco durante a apresentação em Barcelona Reuters
Fotogaleria
Os novos Samsung Galaxy S7 e S7 edge, apresentados no evento Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters

A Samsung revelou este domingo em Barcelona a mais recente geração da família Galaxy de smartphones. Conservando em larga medida o aspecto do modelo antecessor, os Samsung Galaxy S7 e S7 edge incorporam avanços significativos ao nível da câmara, da bateria e da capacidade de processamento. Os dois aparelhos foram apresentados como o pilar de um novo universo de experiência da marca em que a realidade virtual assumirá um papel central – e é aqui que vai entrar Mark Zuckerberg e o omnipresente Facebook.

Lá iremos. Primeiro, os smartphones. Com ecrãs de 5.1 polegadas no modelo base e 5.5 na versão edge (curvo nos lados), os Galaxy S7 apresentam agora um formato mais polido e ergonómico, com a câmara traseira menos saliente. De acordo com o vice-presidente da Samsung para a estratégia de produto Justin Denison, os aparelhos encaixam na mão de forma mais natural, causando a sensação de serem mais pequenos sem sacrificar o tamanho do ecrã. Os Galaxy S7 são ainda à prova de água, resistindo 30 minutos a metro e meio de profundidade.

No Mobile World Congress (MWC) 2016 de Barcelona, a Samsung assumiu um ataque directo à rival Apple, comparando durante a apresentação as capacidades fotográficas dos modelos topo de gama das duas marcas. O Galaxy S7 e S7 edge contam com uma câmara traseira Dual Pixel de 12MP (uma resolução menor que a do S6, mas agora com pixéis maiores) e uma abertura de f1.7 que permite registar imagens à noite ou em ambientes pouco iluminados com uma qualidade e detalhe superior ao do iPhone 6s Plus, para além de um sistema de focagem mais célere. Nota ainda para a função always on do ecrã, que passa a exibir em permanência informações como as horas e o registo de chamadas perdidas, mas com um sensor a desabilitar a funcionalidade quando o aparelho é colocado num bolso ou virado para baixo. Na versão edge há melhorias no campo de atalhos do bordo do ecrã, personalizável e agora aberto a aplicações de developers independentes.

Os Galaxy S7 surgem com uma maior capacidade de processamento (Octa core 2.3GHz+1.6GHz e Quad core 2.15GHz+1.6GHz) a prometer uma experiência de jogo mobile a par de uma consola topo de gama. Ao mesmo tempo, a Samsung afirma que os novos smartphones terão uma bateria mais durável (3,000 mAh no S7, 3,600 mAh no S7 edge, carregável com e sem fios), com Justin Denison a alegar que é agora possível “ver uma temporada seguida da Guerra dos Tronos com uma única carga”.

Significativo ainda é o regresso da slot para cartões de memória SD, o que permitirá aos utilizadores dos Galaxy S7 expandir a capacidade de armazenamento de dados dos seus aparelhos.

Facebook como parceiro para a realidade virtual
Mas a novidade de maior impacto associada aos Galaxy S7 não está dentro dos aparelhos. Numa apresentação transmitida em 360º para os utilizadores dos óculos de realidade virtual Gear VR e para os espectadores presentes em Barcelona a quem foram igualmente distribuídos estes acessórios, a Samsung revelou uma câmara esférica capaz de produzir vídeos panorâmicos e difundi-los em tempo real. A Gear 360 cabe na palma de uma mão e, tal como os óculos Gear VR, privilegia a integração com o S7.

No esforço de massificação da tecnologia de realidade virtual, a Samsung conta com uma parceria privilegiada com o Facebook. Mark Zuckerberg, CEO da maior rede social do globo, apareceu em palco em Barcelona para declarar que “a realidade virtual é a próxima plataforma” e que esta tomará um lugar central na experiência social, em vez de limitar a sua aplicação ao universo dos videojogos ou do cinema.

“Este ano, milhões de pessoas vão pôr as mãos num Gear VR”, disse o fundador do Facebook, que descreveu um futuro próximo em que encontros de amigos e reuniões de trabalho através de transmissões vídeos em 360º em tempo real serão uma ocorrência comum.

O Facebook, que em 2014 adquiriu a empresa norte-americana de realidade virtual Oculus por 1400 milhões de euros, quer assumir-se deste modo como plataforma de referência para conteúdos e transmissões deste tipo, elegendo a Samsung como parceira tecnológica.

Nos Estados Unidos e em alguns mercados europeus, a Samsung irá oferecer óculos Gear VR aos consumidores que efectuarem a pré-encomenda do Galaxy S7 e S7 edge.

Em Portugal, os novos smartphones da Samsung estarão disponíveis em meados de Março.

O preço do S7 ainda não foi revelado.

Sugerir correcção
Comentar