Roubados dados de dois milhões de clientes da Vodafone Alemanha

Operadora garante que no ataque não foram roubados dados que possam ser usados para aceder a contas bancárias.

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A operadora explica que os seus clientes só foram notificados agora a pedido da polícia Ina Fassbender/Reuters

Os nomes, moradas e dados de contas bancárias de perto de dois milhões de clientes da Vodafone na Alemanha foram roubados por um hacker, confirmou esta quinta-feira a empresa. Um suspeito já foi identificado e a sua casa foi alvo de buscas pelas autoridades alemãs.

A representação alemã da Vodafone não indica quando ocorreu o ataque aos seus servidores internos. Num comunicado divulgado esta quinta-feira e citado pela agência Reuters, a empresa considera que os dados a que o indivíduo teve acesso não terão tido qualquer utilidade, já que, segundo a Vodafone, o ataque falhou no acesso a palavras-passe, números de telefone ou pins (senhas numéricas).

“É quase impossível que os dados sejam usados para aceder directamente às contas bancárias dos que foram afectados”, defende a operadora britânica. Fica, no entanto, o alerta aos clientes alemães para estarem atentos a possíveis ataques de phishing, com fraudes informáticas realizadas através de dados roubados usados em homebanking, por exemplo, ou a emails fraudulentos para chegar a palavras-passe ou cartões de crédito.

“Este ataque foi realizado com uma elevada intenção criminosa e conhecimentos específicos e foi lançado dentro da infra-estrutura de IT da empresa”, afirma a filial alemã da operadora britânica. “A Vodafone lamenta profundamente o incidente e pede desculpas a todos os afectados”, escreve ainda a empresa, que na Alemanha tem cerca de 36 milhões de utilizadores.

A operadora explica que os seus clientes só foram notificados agora a pedido da polícia, devido à investigação que ainda está a decorrer. Um homem foi identificado pelas autoridades e a sua casa está a ser alvo de buscas.

A agência noticiosa alemã DPA avança, por sua vez, e sem citar qual a sua fonte, que o ataque foi da autoria de um funcionário que trabalha para uma empresa subcontratada pela Vodafone, e não directamente para a operadora.

Portugal e Alemanha têm sistemas de segurança diferentes
O caso alemão não teve qualquer repercussão junto dos clientes portugueses. Fonte do gabinete de comunicação da Vodafone Portugal explica ao PÚBLICO que o sistema de segurança de protecção de dados na filial portuguesa é "diferente do utilizado pela Vodafone Alemanha, uma vez que a arquitectura de rede das duas operadoras é diferente". "[O incidente na Alemanha] não obriga ao reforço da segurança no nosso país, porque a Vodafone Portugal está dotada dos meios adequados de prevenção, detecção e reacção para situações deste tipo", conclui.

A Vodafone confirma que nenhum outro país onde a operadora está presente, incluindo Portugal, foi afectado pelo ataque informático na Alemanha.
 

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