Robôs vão ser os olhos dos visitantes da Tate Britain durante cinco noites

Câmaras incorporadas nos equipamentos vão permitir visita às galerias através de projecto premiado com o IK Prize.

Fotogaleria
Alexey Moskvin/Tate Britain
Fotogaleria
The Workers

O estúdio de design The Workers criou After Dark, uma recriação da experiência de estar sozinho numa galeria de arte à noite usando a tecnologia digital. Com o projecto ganharam a primeira edição do IK Prize, que distingue a criatividade digital e que foi anunciado esta terça-feira na Tate Britain. O prémio do trabalho de Tommaso Lanza, Ross Cairns e David Di Duca recebeu além de um valor pecuniário, a oportunidade de ser exposto na Tate Britain.

O trio desafia qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, a entrar no site do After Dark, e a visitar online as galerias da Tate, à noite, sendo que os olhos do visitante vão ser quatro robôs equipados com câmaras.

Apenas algumas pessoas do público vão poder ir um pouco mais longe e controlar parcialmente os movimentos dos robôs. Os quatro robôs estão equipados com luzes, câmaras, sensores e motores que permitem aos aparelhos deslocarem-se no escuro, pelas salas das galerias. Cada um dos equipamentos tem um computador incorporado, a partir do qual vão ser emitidas as imagens em tempo real que estão a capturar.

As honras do primeiro teste dos robôs foram dadas a Chris Hadfield, antigo comandante da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), que se tornou mundialmente famosos nas redes sociais, principalmente depois de ter gravado uma versão do tema Space Oddity, de David Bowie, a bordo da ISS, que foi vista mais de 22 milhões de vezes no YouTube.

O astronauta controlou os robôs a partir da sua casa em Toronto, Canadá.  “Começamos a esquecer o que estamos realmente a fazer e ficamos curiosos sobre o quadro. O robô e a nossa mão são uma extensão da nossa mente. É assim que a tecnologia deve ser”, afirmou Hadfield durante a sua “viagem” à Tate Britain.

A experiência aberta ao público vai decorrer durante cinco noites consecutivas, com início já a partir desta quarta-feira. Nos dias 13, 14, 16 e 17 as visitas vão ser possíveis entre as 22h00 e as 03h00. No dia 15, sexta-feira, a experiência é também dedicada às crianças e começa mais cedo, pelas 19h30. Termina às 00h30.

A Tate Britain sublinha no seu site que este é o “primeiro projecto do género a acontecer num museu ou galeria”. Através do site do After Dark, o visitante online vai ter acesso a imagens e a comentários em directo.

No âmbito do IK Prize, os autores do After Dark recebem 10 mil libras (12.530 euros) e 60 mil libras (75.175 euros) em orçamento para desenvolverem o projecto. Criado em memória da filantropa Irene Kreitman, o prémio, que será anual, pretende distinguir o talento criativo na indústria digital. Podem concorrer um indivíduo, equipa ou empresa com uma ideia original baseada na tecnologia digital.

Sugerir correcção
Comentar