Robô resolve cubo de Rubik em menos de um segundo

Tal como o recorde humano, a melhor marca robótica na resolução do cubo mágico não pára de cair nos últimos meses.

Robô resolve cubo de Rubik em menos de um segundo

Será um novo recorde mundial, mas ainda aguarda confirmação oficial. Um robô criado pelo engenheiro industrial e economista Adam Beer conseguiu resolver o cubo de Rubik, vulgarmente conhecido por cubo mágico, em menos de um segundo.

A proeza foi alcançada em finais de Janeiro em Munique, na Alemanha, com o robô Sub1 a necessitar de apenas 0.887 segundos e 20 movimentos para resolver o cubo.

Apesar de um vídeo da façanha estar disponível no YouTube, a marca ainda não foi oficialmente reconhecida, uma vez que nenhum oficial do livro de recordes do Guinness estava presente no local. Beer admite agora uma segunda tentativa para oficializar o recorde.

Assim, a melhor marca em vias de reconhecimento oficial continua a pertencer de momento a um robô construído pelos norte-americanos Jay Flatland e Paul Rose, que também em Janeiro precisou de menos de um segundo (0.9) para resolver o cubo. O duo, cuja máquina foi produzida com auxílio de uma impressora 3D e, tal como o Sub1 de Beer, utiliza o sistema operativo Linux, colabora desde a primeira hora do projecto com oficiais do Guinness.

No YouTube, Flatland elogiou o esforço de Beer, considerando o Sub1 “fantástico” e afastando a ideia de uma rivalidade.

Em todo o caso, este é um recorde em constante actualização. Em Outubro de 2015, a melhor marca reconhecida pelo Guinness era de 2.39 segundos e pertencia a uma máquina desenvolvida pelo estudante norte-americano do secundário Zackary Gromko. Tal como os seus mais recentes competidores, o robô de Gromko conta com seis braços mecânicos.

Também entre os humanos, a corrida rumo a um novo recorde de rapidez na resolução do cubo mágico tem acelerado nos últimos meses. A melhor marca oficialmente reconhecida foi alcançada em Novembro de 2015 por Lucas Etter, um norte-americano de 14 anos que necessitou de apenas 4.904 segundos. Coincidentemente, o anterior recorde tinha sido estabelecido na mesma manhã pelo também norte-americano Keaton Ellis.

Sugerir correcção
Comentar