Receitas de operadores com serviços de telemóvel caem 7,3%

A mensalidade média de telemóvel nos primeiros três meses do ano foi de 14,8 euros.

As receitas de voz tiveram uma quebra de 11,6% Ricardo Silva/arquivo

As receitas dos operadores com serviços de telemóvel vendidos a clientes finais foram de 530 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, menos 7,3% do que em igual período de 2012.

As receitas das comunicações de voz, que somam 251 milhões de euros (quase metade do total) tiveram uma quebra de 11,6% e as receitas de mensalidades, perto de 59 milhões de euros, caíram 15,3%.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o regulador do sector, que cita a empresa de análises Marktest para indicar que a mensalidade média de telemóvel nos primeiros três meses do ano foi de 14,8 euros.

Já as receitas de dados móveis cresceram 4,6%, para os 109 milhões de euros, passando a representar 20,5% do total. Na segunda-feira, tinha sido revelado que o gasto médio com Internet no telemóvel é de 11 euros por mês.

Os valores de receitas excluem a venda de aparelhos e os serviços vendidos pelos operadores uns aos outros.

Os números mostram ainda um decréscimo das receitas com os serviços de roaming, sejam as chamadas de voz feitas pelos utilizadores quando estão no estrangeiro, sejam acessos à Internet.

A ANACOM revela também que foram usados, ao longo do trimestre, cerca de 11,9 milhões de telemóveis, um valor que tem estado a cair ligeiramente. Dado que alguns utilizadores têm mais do que um cartão de telemóvel, apesar do número de aparelhos ser superior ao de habitantes, estes equipamentos chegam a 92,1% da população. Desde 2005 que há mais telemóveis em Portugal do que habitantes.

Ao longo de 2012, o acesso à Internet via telemóvel foi crescendo e, no primeiro trimestre deste ano, um em cada cinco clientes usou este serviço. Também subiu o número de pessoas que acedem a aplicações de redes sociais. Excluindo as chamadas, a troca de SMS continua a ser, de longe, a actividade mais frequente.
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues