Randi Zuckerberg diz que o anonimato na Internet deve desaparecer

Randi sustenta que pôr fim ao anonimato ajudaria a combater o acosso digital e o spam Thierry Roge/Reuters

A irmã do fundador e directora de marketing do Facebook, Randi Zuckerberg, disse que o anonimato na Internet deve desaparecer.

Num debate promovido pela revista “Marie Claire”, Randi defende que as pessoas se “portam melhor” quando o seu verdadeiro nome é visível. “Penso que as pessoas se escondem atrás do anonimato e acham que podem dizer o que quiserem por detrás dessa porta fechada”, disse a responsável.

Estas declarações suscitaram imediatamente o debate. Como Randi, muitos argumentam que o anonimato protege aqueles que têm intenções menos boas, mas muitos outros recordam que ele é uma arma vital para preservar a liberdade de expressão na Internet, particularmente em países onde esta não é permitida.

Muitos especialistas argumentam igualmente que as grandes redes sociais estão contra o anonimato porque isso não assegura tanta fiabilidade às suas bases de dados para fins comerciais.

Randi sustenta, porém, que pôr fim ao anonimato ajudaria a combater o acosso digital e o spam.

Mas, apesar de nas regras de utilização do Facebook a rede exigir o nome real dos utilizadores, continua a ser muito fácil abrir uma conta sob pseudónimo e mesmo com idade inferior à exigida.

Medida semelhante tomou o Google com a sua nova rede social Google+, tendo deixado muito claro desde o início que a sua plataforma se destina a acolher pessoas reais e não perfis mais ou menos inventados.

A empresa já começou a cancelar contas onde detecta que o nome usado para identificar o utilizador não é o verdadeiro. Mas esta medida está a revelar-se problemática e o próprio Google já teve de abrir uma página de reclamações. Uma das queixas mais frequentes vem de pessoas que querem registar o seu petit-nom [como Chuck em vez de Charles] e não conseguem, apesar de a Google admitir que esta identificação deveria ser aceitável.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues