Qual é o seu lugar na lista de prioridades de Vitória?

Depois de vencer o título de campeão nacional, o treinador do Benfica colocou o rival Jorge Jesus no fim da sua lista de prioridades. A Internet não demorou e já existe uma aplicação que brinca com a situação.

Foto
Jesus começou em 90.º lugar na lista de Vitória, mas já caiu umas centenas SHAMIL ZHUMATOV/Reuters

Já todos sabemos em que lugar está Jorge Jesus na lista de prioridades de Rui Vitória: “lá para 90.º”, depois do “vendedor de pipocas numa festa qualquer”. Mas, agora, também pode saber que lugar ocupa na lista. Para isso, basta consultar As Prioridades do Vitória, introduzir o seu nome e o site atribui-lhe (inventa) uma posição nesse ranking. A ideia é de Daniel Caeiro e Filipe Varela, dois criativos que não resistiram à oportunidade que as declarações do treinador do Benfica lhes proporcionou, quando falava na conferência de imprensa após a conquista do título.

“A ideia surgiu na segunda-feira, por volta da meia-noite”, começa por contar ao PÚBLICO Daniel Caeiro, o coordenador do projecto. “Falei com o Filipe [responsável pelo design e programação do site] por volta das 10 da manhã. Às 14 horas o site já estava online”. Como profissionais ligados à área do marketing digital, Daniel e Filipe perceberam logo que iria “pegar por si próprio”. E, de facto, o sucesso foi imediato. “Ao fim de uma hora o servidor crashou”, partilha. E assim continuou. “Na primeira hora o servidor falhou entre cinco a seis vezes”.

“Depois da bióloga da minha vizinha”, “antes do jardineiro do Bruno Carvalho”,  “depois do canalizador da minha prima”, “antes do pão com chouriço de Alcoutim” ou “depois do barman do Elefante Branco” são algumas das mensagens devolvidas pelo site aos utilizadores. Para além de gerar respostas para cerca de 230 profissões diferentes, acompanhadas de diferentes comentários – o que cria um enorme número de combinações possíveis –, a plataforma guarda ainda outras particularidades.

Por exemplo, no início do dia, no momento em que foi lançada, o formulário respeitava a lista do treinador do Benfica e colocava Jorge Jesus no 90.º lugar. Mas, agora, o treinador do Sporting já caiu umas boas centenas de lugares na lista do site. Isto porque quanto mais vezes os utilizadores submeterem o seu nome e partilharem o resultado da aplicação, mais o nome de Jorge Jesus avança para o final da lista, explica Daniel.

Além disso, os dois criativos tinham uma mensagem especial para quem se chamasse Jorge Jesus. Quem submetesse o nome do antigo treinador do Benfica acabava a ler: “Olha o gajo aqui, vai mas é comprar Rennie”. Entretanto, a mensagem foi retirada para evitar que os utilizadores com o mesmo nome fossem “discriminados”, justifica o coordenador da ideia.

Mas nem os “mais anónimos” ficaram esquecidos. Se o utilizador não colocar o nome, o site desafia-o a não ser “Inácio”, remetendo para o dirigente sportinguista, que em Setembro de 2015 afirmou assistir aos jogos do rival através de um serviço de streaming.

Em menos de 12 horas, o site ultrapassou a 226 mil pageviews e pelo menos 45 mil pessoas já submeteram o seu nome. Às 22h, o número de pessoas a visitar o endereço era de 984 pessoas.

Benfiquista assumido, Daniel Caeiro garante que, “se o Sporting tivesse ganho e houvesse material relevante”, teria avançado com outra “brincadeira criativa”. “Nós, criativos, estamos sempre à procura destas coisas”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários