Site do PÚBLICO recebe reconhecimento especial no prémio Jornal Europeu do Ano

Prémio principal destina-se apenas a edições impressas, mas júri decidiu destacar a qualidade da edição online do jornal.

i-video
Uma viagem por 12 ideias para Portugal Mariana Soares, João Mota, Vera Moutinho, Frederico Batista

O PÚBLICO foi distinguido com um reconhecimento especial do júri na edição deste ano do European Newspaper Award (Jornal Europeu do Ano), um prémio atribuído pela Office for Newspaper Design, organização alemã que distingue os jornais com melhor design na Europa. De Portugal saiu também o vencedor na categoria semanário, com o Expresso a ser escolhido pelo júri. Da Noruega, Espanha, Bélgica e Síria saíram os outros vencedores do galardão.

Pela segunda vez, o site do PÚBLICO recebe o prémio “reconhecimento especial do júri”, depois de o ter recebido na edição de 2013. Em 2014, o PÚBLICO recebeu o prémio de Jornal Europeu do Ano, na categoria nacional, e foi ainda distinguido com um reconhecimento especial do júri por um conjunto de trabalhos multimédia.

"Há dois anos, o Publico.pt recebeu uma distinção especial do júri. Este ano, os projectos online deste jornal são tão extraordinários e variados que o júri decidiu dar de novo este prémio: o Publico.pt apresentou 23 trabalhos multimédia e de jornalismo de dados: os tópicos incluem o ranking dos preços da água em 2013a Grécia [Natasha, Nikolaos e Sophia: Quatro anos de austeridade depois], o ranking das escolas, o encerramento de escolas primárias12 Ideias para Portugal"  (12 reportagens realizadas em oito países da União Europeia, à procura das soluções que foram encontradas nessas regiões para resolver problemas idênticos em Portugal)", escreve o júri.

Na edição impressa, o PÚBLICO foi ainda distinguido com uma menção honrosa para capas das edições de 12 de Janeiro e 25 de Março de 2015, com seis menções honrosas para a infografia, três delas com trabalhos para o projecto 12 Ideias para Portugal e uma menção honrosa pela aplicação de tipografia na edição do 25.º aniversário diário. Também o Diário de Notícias foi distinguido com três menções honrosas.

Além do reconhecimento especial do júri para o PÚBLICO, o European Newspaper Award distinguiu pelo seu “exemplar design e conceito” o jornal Kvinnheringen, de Husnes, na Noruega, na categoria local; o Ara, Barcelona, Espanha, na categoria regional; o De Morgen, Bruxelas, Bélgica, na categoria nacional; e o Expresso, Lisboa, Portugal, na categoria semanário.

Houve ainda um outro reconhecimento especial do júri para Souriatna, um semanário independente sírio, que cobre assuntos do país e do mundo árabe, que até 2014 era publicado em Damasco, mas que agora tem editores e jornalistas na Síria, Líbano e Turquia. O jornal é publicado todos os domingos na cidade turca fronteiriça Gaziantep e impresso na Síria e em países que acolhem refugiados do país.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários