PT oferece 16 gigabytes de armazenamento grátis na internet

Foto
João Gaspar

A partir do dia 10 de Dezembro, a Portugal Telecom vai disponibilizar 16 gigabytes de espaço de armazenamento gratuito na nuvem a todos os portugueses, mesmo aqueles que não são clientes da PT. Esta solução informática permite guardar dados através de serviços que podem ser utilizados em qualquer lugar do mundo e em qualquer momento.

"Todos os portugueses vão ter uma oferta de 'storage' na cloud PT", disse Zeinal Bava, presidente executivo da empresa esta segunda-feira, na abertura da conferência Technology & Innovation, organizada pela Portugal Telecom e que decorre entre segunda e terça-feira no Pavilhão Atlântico e conta com mais de 100 investidores e analistas.

Através da cloud PT, os portugueses poderão partilhar e sincronizar vídeos, imagens ou outro tipo ficheiros que tenham guardado nos centros de dados da Portugal Telecom.

O serviço da PT vai concorrer directamente com várias ofertas já existentes a nível internacional, nomeadamente a Dropbox (que disponibiliza 2 gigabytes grátis), o Google Drive (que oferece 5 gigabytes), o iCloud da Apple (5 gigabytes gratuitos) o Skydrive da Microsoft (7 gigabytes grátis para novos utilizadores).

Com a criação do Smartcloud PT, a Portugal Telecom já tinha apostado na disponibilização de serviços na nuvem para empresas.

Numa entrevista dada esta segunda-feira à CNBC, canal norte-americano dedicado a notícias de negócios, Zeinal Bava disse que para as empresas, investir na nuvem é uma “forma estrutural de ajustar os custos”.

“Acreditamos que ao mudar uma grande parte dos negócios de uma empresa para a nuvem isso vai ajudar as empresas a poupar 30% ou 40% dos custos”, afirmou o presidente executivo da PT.

O novo serviço, disponível a partir de Dezembro, vai alargar o âmbito aos particulares.

Sugerir correcção
Comentar