PT lança 16GB de alojamento grátis

O CloudPT quer concorrer com serviços como o Dropbox, mas é lançado a pensar primeiro no mercado português.

Foto
A interface do CloudPT no browser de um computador

A PT decidiu abrir as portas dos seus servidores a qualquer pessoa, mesmo que não seja cliente das empresas do grupo. Para esta segunda-feira está agendado o lançamento de um serviço que oferece 16GB para os utilizadores guardarem todo o tipo de ficheiros.

Concebido para concorrer com ofertas internacionais do mesmo género, como o Dropbox, o CloudPT está, por ora, direccionado para o mercado português e a PT pondera vir a integrar com este serviço funcionalidades das outras marcas do grupo (Meo, Sapo e TMN).

O CloudPT funciona de forma simples e análoga aos outros produtos do género. No computador, o utilizador pode ter uma directoria (ou uma “pasta”, na metáfora de escritório usada pelos sistemas operativos), cujo conteúdo é carregado para os servidores da PT. A pasta do CloudPT no computador (ou computadores) do utilizador mantém-se automaticamente sincronizada com os ficheiros armazenados naqueles servidores.  O acesso a estes ficheiros também pode ser feito a partir do site do serviço.

Será ainda possível guardar ficheiros através uma aplicação para smartphones e tablets equipados com Android ou iOS (o lançamento da aplicação para este sistema está previsto também para esta segunda-feira, embora, à hora de publicação deste artigo, a aplicação, tal como todo o serviço, não esteja ainda disponível). De fora, ficaram os aparelhos móveis com sistemas Windows, que têm uma fatia residual de mercado.

Uma versão do site desenhada para telemóveis permite, de forma funcional e com uma experiência de utilização muito semelhante à conseguida num computador, aceder ao serviço e usar as respectivas funcionalidades em qualquer dispositivo móvel, através do browser, embora o carregamento de ficheiros esteja limitado pelos próprios sistemas operativos, no caso das plataformas da Microsoft e da Apple.

A PT – que está a construir um grande centro de dados na Covilhã – decidiu apostar no espaço de armazenamento para atrair consumidores. O conhecido Dropobox oferece 2,5GB, embora o utilizador consiga mais espaço sem pagar caso convença outras pessoas a aderir ao serviço. O Google Drive oferece 5GB e o Sky Drive, da Microsoft, 7GB. Em Portugal, a rival Vodafone oferece 20GB de espaço, mas apenas a clientes.

Os serviços do Google e da Microsoft, porém, integram funcionalidades de edição de documentos que não existem no CloudPT. Permitem criar e modificar vários tipos de ficheiro, incluindo os mais usados em ambiente de trabalho: documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações. Já o CloudPT serve apenas como repositório.

O modelo de negócio assenta na venda de planos pagos que dão acesso a mais espaço de armazenamento. Contactada pelo PÚBLICO, a empresa não quis revelar o preço dos planos pagos.

Artigo alterado para reflectir que é possível carregar ficheiros a partir da versão do site para dispositivos móveis.

Sugerir correcção
Comentar