O Windows Phone 8, a próxima versão deste sistema operativo para smartphones, traz muitas novidades. Mas quem já tiver um telemóvel com a plataforma da Microsoft não vai poder instalá-lo.
Numa conferência dirigida a programadores, nesta quarta-feira, a empresa mostrou uma interface com algumas modificações e anunciou suporte para comunicações de curto alcance (normalmente conhecidas pela sigla NFC, de near field communication), uma tecnologia que está a ser adoptada como o padrão para sistemas de pagamentos móveis.
Para além disto, foi revelado que o novo sistema será compatível com processadores de vários núcleos, permitirá resoluções de ecrã mais elevadas e partilhará o núcleo com o Windows para computadores, o que poderá facilitar o trabalho de quem desenvolve software para as duas plataformas.
O Windows Phone 8 vai ainda permitir aos fabricantes integrarem uma entrada para cartões microSD, o que significa que os utilizadores terão a possibilidade de aumentar a capacidade de armazenamento dos dispositivos, bem como transferir ficheiros directamente para este cartão a partir de um computador. É uma funcionalidade a que os utilizadores de Android estão habituados, mas que não existe no iPhone.
Por fim, o sistema trará uma maior integração com o Skype (que a empresa comprou no ano passado), com o sistema de pagamentos PayPal, vai usar os mapas e sistema de navegação da Nokia e terá uma nova versão do browser Internet Explorer.
Como muitas das novidades estão dependentes de componentes de hardware nos aparelhos, a Microsoft decidiu que o Windows Phone 8 não poderá ser instalado nos telemóveis que já estão no mercado. Este anúncio poderá abrandar a compra de telemóveis com o actual Windows Phone 7.5, já que os consumidores têm um incentivo para esperar pela nova geração de equipamentos.
Isto deixa de fora até a Nokia, parceira da Microsoft desde Fevereiro do ano passado e que praticamente abandonou o seu sistema operativo próprio no segmento dos smartphones, em favor do Windows Phone. Nos últimos meses, foi lançando a linha de telemóveis Lumia, composta, por ora, por quatro modelos, que apontam para segmentos distintos e que estão equipados com o Windows Phone 7.5.
O Windows Phone 8, chamado Apollo, não tem ainda data de lançamento, mas chegará às lojas a tempo da época natalícia, no mesmo trimestre em que chega o Windows 8, o sistema para computadores e tablets.
Para mitigar o efeito de desactualização provocado pelo lançamento da nova versão, a Microsoft vai disponibilizar uma versão intermédia para os actuais utilizadores – esta permitirá aos telemóveis já existentes terem a interface do Windows Phone 8, que integra um ecrã inicial com mais espaço para ícones de aplicações.

Comentários