Próxima versão do Android vai encriptar dados por defeito

Google altera políticas de privacidade na mesma semana em que a Apple disponibiliza o iOS8, também com novidades quanto à protecção de dados.

Foto
O novo sistema Android deverá estar disponível no próximo mês Albert Gea/REuters

O Google confirmou que a próxima versão do seu sistema operativo, o Android L, com lançamento previsto para Outubro, vai encriptar por defeito os dados do utilizador que tenha o seu smartphone ou tablet protegido com uma palavra-chave de acesso, deixando esta de ser uma função opcional.

Segundo um comunicado do Google enviado ao The Washington Post, a encriptação de dados vai fazer parte do processo de activação e deixar de ser opcional. Assim, apenas será possível aceder a um aparelho móvel se o seu proprietário o aceitar.

Ao site de notícias de tecnologia The Verge, um porta-voz do Google confirmou também a alteração nas políticas de privacidade da empresa norte-americana: “Como parte do nosso novo Android, a encriptação vai estar disponível por defeito, por isso o utilizador nem tem que pensar em activá-la”.

O anúncio do Google surge na mesma semana em que a Apple disponibilizou o seu novo sistema operativo, o iOS 8, em que já estão activas as novas políticas de privacidade da empresa. Segundo a Apple, é a partir de agora impossível aceder às informações do utilizador, mesmo que sejam solicitadas pelas autoridades. Até aqui, a empresa podia quebrar essa protecção se o pedido de desbloqueio dos dados do utilizador fosse feito a partir de um mandado judicial.

Numa nota publicada no site da Apple e assinada pelo seu presidente executivo, Tim Cook, a empresa assegura que todos os dados pessoais do utilizador, desde fotos, mensagens ou e-mails, estão protegidos sob a palavra-passe que este criou.

“Ao contrário dos nossos concorrentes, a Apple não pode aceder à sua palavra-passe e, como tal, não acede aos seus dados. Por isso, é-nos tecnicamente impossível responder a pedidos do Governo para ter acesso a esses dados a partir de aparelhos que tenham o iOS 8.”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários