Projecto MiudosSegurosNa.Net lança micro-lições sobre perigos online

Curso de cerca de uma hora é feito online em lições de cinco minutos cada acessíveis a partir de qualquer lado e em qualquer dispositvo móvel.

Foto
No curso também são sublinhados os benefícios e oportunidades que a Internet oferece Daniel Rocha

Acabaram-se as desculpas de falta de tempo para saber mais sobre segurança de crianças e jovens na Internet. O Projecto MiudosSegurosNa.Net lançou um curso online destinado a famílias, escolas e comunidades, onde através de lições de cinco minutos cada, num total de cerca de uma hora, são mostrados a adultos e crianças os riscos que existem no mundo online mas também as soluções para que a utilização da Internet possa ser feita da forma mais segura possível.

O Projecto MiudosSegurosNa.Net foi lançado há cerca de 12 anos com o objectivo de promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens. Desde a sua criação, foram desenvolvidas várias acções de informação por todo o país para ajudar a minimizar os riscos a que crianças e jovens podem estar expostos online.

O projecto, fundado por Tito de Morais, lança agora o seu primeiro curso online dedicado a esta temática, através de um conjunto de lições em vídeo, onde são sublinhados os benefícios e oportunidades que a Internet oferece mas também os perigos e ameaças a que podemos estar sujeitos online. O curso de uma hora foi dividido em lições de cinco minutos cada que podem ser acedidas nas datas, horários e locais da preferência dos alunos ou professores dos vários níveis de ensino, bem como pais. Disponíveis através de uma plataforma internacional de cursos online, os vídeos podem ser acedidos por computador, smartphones ou tablets, tento no sistema iOS como Android.

O Projecto MiudosSegurosNa.Net indica que os vídeos ficam disponíveis de forma vitalícia e podem ser visualizados sempre os inscritos o pretenderem. Até 31 de Maio, a inscrição no curso, que pode ser feita online, através do site do projecto, tem um valor de 5 euros. Após essa data, o valor duplica e, a partir de 1 de Julho, passa a custar 20 euros.

"Com este curso procuramos resolver o problema que nos foi apontado por inúmeras famílias, isto é, a crónica falta de tempo e disponibilidade para se comprometerem com datas, horas e locais", explica Tito de Morais numa nota divulgada pelo projecto, acrescentando que "as pessoas podem fazer o curso no autocarro, no comboio ou até no avião, ou simplesmente no conforto de sua casa". "O recurso a micro-lições permite-lhes aproveitar todos os bocadinhos de tempo disponíveis e concluir o curso num ápice", concluiu.

Sugerir correcção
Comentar