Polícia espanhola detém dois "hackitivistas" que atacaram sites da NASA e da Telefónica

A polícia espanhola deteve dois cidadãos nacionais membros do grupo LatinHackTea e que atacaram páginas de Internet em todo o mundo, incluindo da agência espacial americana NASA e da empresa de telecomunicações Telefónica.

Após um ano e meio de investigações, a polícia acabou por ser conduzida a dois jovens localizados em Madrid e Jaén, com 20 e 23 anos de idade, com vastos conhecimentos de informática e que, alegadamente, participaram de maneira activa em vários ciberataques.

O grupo LatinHackTea, que opera internacionalmente desde 2008, é um dos mais influentes e com maior actividade em todo o mundo. Estima-se que esta rede de hacktivistashackers que também são activistas de causas diversas – tenha já sido responsável por cerca de 14 mil ataques em todo o mundo e está actualmente no quatro lugar no ranking mundial de ciberataques, segundo o portal www.zone-h.org, citado pelo "El Mundo".

Outros dos organismos atacados pelos hacktivistas foram o banco BBVA, a estação de televisão Telecinco e o Conselho de Segurança Nuclear.

No plano internacional, para além da NASA foram igualmente atacadas as páginas dos ministérios da Defesa do Reino Unido e de França e algumas universidades americanas, como Berkeley.

O modus operandi usado pelos atacantes consistia em mudar o aspecto original da página web e publicar aí textos reivindicativos, relata o “El Mundo”.

Para além de, com os seus ataques, comprometerem a imagem das instituições e respectivas reputações, os hacktivistas poderão igualmente ter tido acesso a dados sensíveis, como endereços de e-mail e passwords.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues