Parlamento britânico questiona Google sobre fuga a impostos

A multinacional tem sede europeia na Irlanda, onde o IRC é inferior ao praticado no Reino Unido.

O Google é suspeito de se aproveitarem de lacunas no código tributário Adrian Dennis/AFP

Uma comissão do Parlamento britânico interrogou um responsável do Google sobre a possibilidade de a empresa estar a contornar o pagamento de impostos no Reino Unido.

Os deputados da comissão parlamentar encarregada de monitorizar as contas públicas questionaram nesta quinta-feira o chefe de vendas do Google para o norte da Europa, Matt Brittin, que negou que a Google “disfarce” o modo como opera no Reino Unido para fugir ao fisco, noticia a agência noticiosa espanhola EFE.

A empresa tem sede na Irlanda – onde o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) é bastante inferior ao praticado no Reino Unido – e é naquele local que oficialmente efectua todas as suas vendas, para reduzir a factura fiscal.

Contudo, a presidente da comissão parlamentar, Margaret Hodge, pôs em causa que a empresa esteja a gerar todos os seus movimentos através da sede na capital irlandesa.

Baseando-se em várias fontes, a parlamentar do Partido Trabalhista apontou que muitas das transacções do Google são feitas no Reino Unido sem serem declaradas ao fisco. Margaret Hodge disse ainda dispor de documentação que prova estas acusações.

O Google e outras multinacionais são suspeitas de se aproveitarem de lacunas no código tributário para pagar menos impostos.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues