Fundo americano investe 50 milhões na Outsystems

Tecnológica portuguesa quer continuar aposta no mercado americano.

Foto
Paulo Rosado, CEO da empresa, ao centro Ricardo Campos

A Outsystems, uma multinacional portuguesa que desenvolve tecnologia para uso empresarial, recebeu um investimento de 55 milhões de dólares (cerca de 50 milhões de euros) da empresa de capital de risco americana North Bridge.

O financiamento será “canalizado para investimentos em escala”, adiantou o fundador e presidente executivo, Paulo Rosado, numa apresentação à imprensa. “O mercado explodiu. Temos de investir em vendas, marketing e processos de suporte aos clientes”. O objectivo é apostar no mercado dos EUA, onde a empresa já tem presença.

A North Bridge junta-se assim à Portugal Ventures (a empresa de capital de risco que inclui dinheiro público) e à Espírito Santo Ventures, que já tinham investido na Outsystems um total em torno dos seis milhões de euros. Paulo Rosado disse não poder revelar a percentagem de capital que fica agora nas mãos daquela empresa americana.

A Outsystems está longe de ser uma startup: foi fundada em 2001 e vende a clientes empresariais, através de um modelo de assinatura, tecnologia para agilizar o desenvolvimento de aplicações. Emprega 350 pessoas e tem 600 clientes.

Questionado sobre uma possível entrada em bolsa, Paulo Rosado disse não ter planos concretos, mas afirmou que transformar a Outsystems numa empresa cotada é uma possibilidade a médio prazo. “Qualquer coisa, a ocorrer, acontecerá nos próximos cinco anos”. Do lado dos novos accionistas, Mike Pehl, sócio da North Bridge, acrescentou que o investimento não é feito a pensar necessariamente em transformar a Outsystems numa empresa cotada.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários