O mundo cheirado

O meu website do ano, sem qualquer dúvida, é www.fredericmalle.com.

Frederic Malle foi o primeiro editor de fragrâncias. Nos rótulos das fragrâncias que ele, como humilde intermediário, vende, vem primeiro o nome do parfumeur (perfumador) que escreveu (ou compôs, segundo um vocabulário mais antigo, mais musical e emotivo do que mais propriamente literário e intelectual) a fragrância que assinou.

No século XX,I os bons websites, livremente oferecidos (mas caramente encomendados e conseguidos), são como as edições de luxo do século XX. Já aqui elogiei o magnífico website da Confeitaria Arcádia do Porto (atenção aos novos bombons Clerigus de canela e gengibre), que paga as despesas de correio em todas as encomendas acima de 50 euros.

Depois de escrever sobre a Confeitaria Arcádia recebi um caixote de delícias a que, por vergonha jornalística, nunca respondi. Mas comi e gostei muito. Obrigado.

Do Frederic Malle encomendei os Angeliques sous la pluie e L'eau de hiver de Jean-Claude Elléna e o extraordinário Vetiver Extraordinaire de Dominique Ropion. Há sempre pequenos filmes em que os criadores dos perfumes explicam como chegaram a eles.

Ropion orgulha-se de usar 20% de vetiver por ter conseguido livrar-se dos cheiretes desagradáveis e "parasitas" da erva Chrysopogon zizanoides: purgou-os.

O site de Frederic Malle aumenta a percentagem para 25%. As mentiras toleram-se quando a diferença é de apenas 5%.

Só a verdade é melhor.

 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar