O ano de #syria e do abraço dos Obama

Quantas partilhas teve o tweet de Obama quando venceu as eleições? Ou quantos tweets por minuto gerou a vitória do homem mais rápido do mundo nos 200 metros nos Jogos Olímpicos de Londres? O ano de 2012 no Twitter.

Foto
O abraço entre Barack e Michelle foi difundido via Twitter por pessoas de 200 países DR

Na noite de 6 de Novembro Barack Obama não se guardou para o discurso de vitória. Mal as televisões anunciaram a sua reeleição como Presidente dos Estados Unidos, publicou no Twitter uma fotografia de um abraço a Michelle e escreveu “Four more years”. Bastaram horas para que esse se tornasse no tweet mais partilhado do ano – e de sempre. Mais de 810 mil retweets, por pessoas de 200 países.

Foi “o melhor tweet de 2012”, o primeiro na lista dos “tweets de ouro” do balanço do ano de 2012 no Twitter. O segundo tweet mais partilhado (mais de 220 mil vezes) foi de Justin Bieber: “RIP Avalanna. I love you”. Avalanna era uma fã do cantor canadiano que morreu em Setembro, aos seis anos, com um tumor maligno no cérebro.  

O tema mais popular do ano no Twitter nos últimos 12 meses (que gerou mais tweets e retweets) foram os Jogos Olímpicos de Londres. Só a cerimónia de encerramento, em que actuaram as Spice Girls, geraram 116 mil tweets por minuto; o ouro de Usain Bolt nos 200 metros originou 80 mil por minuto.

Uma vez mais, as eleições presidenciais dos Estados Unidos não podiam ficar de fora. Foram 10 milhões os tweets relacionados com o primeiro debate entre Obama e o seu adversário republicano, Mitt Romney. A votação deu origem a outros 31 milhões no dia das eleições, quando o número de tweets por minuto chegou a ultrapassar os 320 mil. Ainda dentro da actualidade dos Estados Unidos, a super-tempestade Sandy foi outro dos temas que durante o ano deu origem a mais tweets: 20 milhões em poucos dias.

Outro dos grandes momentos do ano foi um jogo de futebol. Na final do Euro 2012, em que a Espanha derrotou a Itália por 4-0, só o golo de Juan Mata, por exemplo, deu origem a 267 mil tweets por minuto.

No balanço do último ano o Twitter reuniu ainda os termos que marcaram as conversas de 2012. Entre todos os países, por exemplo, Síria foi o mais referido (foi mesmo criada uma hashtag #syria, para acompanhar o conflito).

Entre os acontecimentos acompanhados em directo no Twitter, destacaram-se ao longo do último ano a missão do robô Curiosity em Marte, pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a escalada do alpinista japonês Nobukazu Kuriki ao Evereste, que não conseguiu completar mas pôde ser acompanhada no Twitter.

Ou o realizador norte-americano James Cameron, que na expedição Deep Sea Challenge fez uma viagem à Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, e, do ponto mais profundo do Oceano (quase 11 quilómetros) enviou um tweet. Até o tratamento de inseminação artificial da fêmea de panda Mei Xiang, do Zoo de Washington, pôde ser acompanhado no Twitter, com a hashtag #pandaAl.

Este foi também o ano em que a escritora norte-americana Jennifer Egan, da New Yorker, publicou um conto no Twitter, com o título Back Box. Sim, um conto em mensagens de 140 caracteres. Foi também o ano em que Pelé, o Papa Bento XVI, David Cameron e Nicolas Sarkozy entraram para o Twitter.

Quem estiver registado também pode ver o resumo do seu ano no Twitter, através do Vizify, que cria infografias instantâneas a partir da conta de cada um.

Sugerir correcção
Comentar