Novo recorde humano no cubo mágico, mas ainda a 2,51 segundos de líder robô

Lucas Etter, de 14 anos, resolveu o cubo de Rubik em 4,9 segundos, menos 0,19 segundos que o seu antecessor.

Novo recorde humano no cubo mágico, mas ainda a 1,65 segundos do líder robô

Durante sete meses, desde Abril deste ano, ninguém conseguiu bater o recorde do jovem norte-americano Keaton Ellis na resolução do cubo de Rubik, mais conhecido como cubo mágico. Até agora. Outro adolescente seu conterrâneo conseguiu a proeza de reduzir os 5,09 segundos de Burns para 4,9 segundos. O novo recordista é Lucas Etter, de 14 anos, mas isto entre humanos. O melhor tempo de sempre pertence a um robô criado nos Estados Unidos (2,39 segundos).

Os menos 0,19 segundos de Etter em relação a Ellis foram alcançados durante uma competição em Clarksville, Maryland, no último sábado. O vídeo que comprova o novo tempo – 4,9 segundos – mostra o jovem a analisar o cubo cuidadosamente antes de ser iniciada a contagem de tempo por um colega com um cronómetro na mão. Os dedos e as mãos de Etter mexem-se a uma velocidade estonteante, apesar da sua postura calma. Resolvido o cubo, o jovem não consegue esconder o entusiasmo e abraça-se a outros jovens em competição.

A confirmação de que o adolescente é o novo recordista foi confirmada entretanto pela World Cube Association (WCA), associação norte-americana que acompanha todas as competições oficiais no mundo que envolvam o cubo de Rubik, à qual chegou o vídeo de Etter. O rapaz consta já na lista da WCA, à frente de Ellis e de Collin Burns (5,25 segundos), um top 3 todo norte-americano, apesar de na lista oficial dos 100 melhores constarem várias outras nacionalidades. Portugal ainda não entrou no ranking.

Lucas Etter pode deter o título mundial entre humanos mas, na realidade, o seu tempo recorde está atrás do conseguido por um robô criado por Zackary Gromko para uma competição em Bradenton, na Flórida, EUA, em Outubro deste ano, segundo o Guiness World Records. O robô tem seis braços, cada um para uma das faces do cubo, ligados a motores individuais que fazem rodar o Rubik.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários