Nos e Huawei assinam acordo de parceria estratégica

Operadora e empresa chinesa querem desenvolver em conjunto soluções tecnológicas.

Foto
Acordo da Nos e da Huawei foi assinado em Shenzen Daniel Rocha

A Nos anunciou nesta sexta-feira que formalizou uma parceria estratégica com a Huawei Portugal para o desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas. 

O acordo foi assinado há alguns dias pelo presidente da Nos, Miguel Almeida, e por Chris Lu, director da Huawei Portugal, na sede da Huawei em Shenzen, China. 

Segundo a operadora de telecomunicações controlada pela Sonae e pela empresária angolana Isabel dos santos, a parceria visa “o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de redes e tecnologia, nomeadamente no desenvolvimento de infra-estruturas de comunicações, data-centres, vídeo e soluções empresariais”.

A relação entre a Nos e a Huawei não é de agora. Começou em 2005, ainda antes da fusão entre a Optimus e a Zon. Nessa data, a Optimus, operadora móvel da Sonae, associou-se à empresa chinesa - que então dava os primeiros passos na Europa – para desenvolver o primeiro projecto piloto da tecnologia móvel de terceira geração em Portugal.

Realizado na Madeira, este piloto foi o segundo projecto da Huwaei na Europa; hoje a empresa presta serviços em vários países europeus (170 a nível mundial) e tem centros de investigação e desenvolvimento em países como a Alemanha, Suécia, França, Itália e Rússia.

“A relação entre as equipas e as duas empresas é uma relação de longa data e que tem produzido bons resultados”, disse Miguel Almeida, citado no comunicado. “O desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras permitirá reforçar a posição competitiva da Nos e da Huawei nos respectivos mercados”, acrescentou o gestor.

Sugerir correcção
Comentar