Nokia lança o seu primeiro tablet

O Lumia 2520 tem um ecrã de dez polegadas e vem equipado com o sistema operativo Windows RT, que tem sido um fracasso de vendas nos tablets da Microsoft.

O ex-CEO Stephen Elop com o Lumia 2520
Fotogaleria
O ex-CEO Stephen Elop com o Lumia 2520 KARIM SAHIB/AFP
Fotogaleria
Apresentação foi feita no encontro anual Nokia World BEN JOB/REUTERS
Fotogaleria
Novo conceito de smartphone, o Nokia Lumia 1520 KARIM SAHIB/AFP
Fotogaleria
Os novos phablets, os telefones com grandes ecrãs KARIM SAHIB/AFP
Fotogaleria
Imagens do primeiro tablet da Nokia KARIM SAHIB/AFP

A Nokia lançou o seu primeiro tablet e dois novos smartphones com ecrãs de seis polegadas, os maiores fabricados até aqui pela empresa.

O tablet, chamado Lumia 2520, surge com a mesma marca da família de smartphones da fabricante finlandesa. Está equipado com o sistema operativo Windows RT, que é a versão do Windows concebida especificamente para tablets e que também equipa alguns dos modelos Surface, fabricados pela Microsoft.

O Lumia 2520 tem um ecrã de dez polegadas, câmaras frontal e traseira e, tal como os telemóveis da marca, será vendido em várias cores. Tem também um teclado que serve de capa, semelhante ao que a Microsoft criou para os tablet Surface.

A Nokia decidiu recentemente vender a sua divisão de telemóveis à multinacional americana e o negócio deverá estar concluído no primeiro trimestre do próximo ano. Este lançamento faz parte da estratégia da Microsoft para estender o sistema operativo a uma era em que tablets e smartphones estão a captar mais a atenção dos compradores do que os tradicionais computadores, nos quais a Microsoft assenta boa parte do seu negócio. Contudo, os Surface – particularmente o modelo com Windows RT – não conseguiram conquistar os consumidores e a Microsoft decidiu cortar significativamente o preço das primeiras versões destes aparelhos, lançados no ano passado.

EUA e Europa com taxa elevada de penetração de smartphones
A apresentação dos novos produtos da Nokia foi feita nesta terça-feira, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, um sinal da importância destes mercados, numa altura em que os EUA e muitos países europeus já têm uma taxa elevada de penetração de smartphones. O evento foi protagonizado por Stephen Elop, até há pouco tempo CEO da Nokia e que deixou o cargo quando a empresa entrou em negociações com a Microsoft. Elop, que era antes um executivo da Microsoft, regressará à multinacional americana.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Apple tem agendado um evento. Tipicamente, a Apple apresenta nesta altura do ano novos aparelhos e, seguindo a estratégia dos anos anteriores, são esperadas novas versões do iPad.

Para além do tablet, a Nokia mostrou ainda dois novos modelos de smartphone: os Lumia 1520 e 1320, ambos com um ecrã de seis polegadas, que os coloca na categoria dos chamados phablets, termo que surge da mistura de smartphones e de tablets.

O 1520 é um modelo topo de gama, que será lançado até ao final do ano nos EUA, Reino Unido, China, França, Singapura, Alemanha, Finlândia e Hong Kong, os mercados onde tipicamente este tipo de produtos se estreia. A empresa diz que outros países se seguirão.

Já o Lumia 1320 é um modelo mais barato, feito a pensar nos mercados da Ásia. Será posto à venda no início de 2014 na China e no Vietname, seguindo-se outros mercados asiáticos, incluíndo a Índia, e Europa.

Por seu lado, o tablet Lumia 2520 será comercializado primeiro nos EUA (onde custará 499 dólares), Reino Unido e Finlândia.
 
 

Sugerir correcção
Comentar