A Nintendo, que teve um ano difícil com a concorrência de smartphones e tablets como plataformas de jogos, revelou mais pormenores sobre a Wii U, a nova consola doméstica que chegará às lojas no final do ano.
A Wii U já tinha sido mostrada no ano passado, na E3, em Los Angeles, a maior feira de videojogos do mundo, embora tenham então sido adiantados poucos pormenores. Na edição deste ano, que está a decorrer nesta semana, a multinacional nipónica levantou mais o véu, mas por divulgar ficaram ainda vários pormenores técnicos e o preço.
Um dos pontos centrais da consola é o comando Game Pad, que tem integrado um ecrã sensível ao toque de 6,2 polegadas (a meio caminho entre o tamanho de um tablet e o de um smartphone).
Para além de servir para novas mecânicas de jogo (os criadores de jogos têm à disposição dois ecrãs, o do comando e o da televisão) e de poder ser usado como uma espécie de consola portátil dentro de casa (ligado sem fios à consola), a Nintendo revelou agora que o Game Pad poderá ser usado para interagir com a sua rede social e de jogos online chamada Miiverse, que a empresa vai lançar, e ainda como uma espécie de sofisticado controlo remoto para televisões.
Para além do Game Pad, a Nintendo desenhou para a Wii U um outro comando, mais convencional.
O lançamento de uma nova consola doméstica é um acontecimento importante para os fabricantes e acontece com intervalos de vários anos. A antecessora Nintendo Wii, que foi um sucesso e impulsionou o mercado dos jogos controlados por gestos, foi lançada já em finais de 2006.
Para acompanhar o lançamento da Wii U, a Nintendo pôs a máquina de franchises a funcionar. O icónico Super Mario Bros., o jogo de ginástica Wii Fit e o popular jogo de acção e aventura Assassin’s Creed estão entre os títulos que estarão disponíveis para o novo aparelho.
A marca desenvolveu também o Nintendo Land, um jogo concebido para aproveitar as potencialidades do Game Pad e onde as imagens mostradas na televisão podem ser completamente diferentes das que estão no ecrã do comando, permitindo que dois jogadores tenham em simultâneo experiências de jogo diferentes. Nintendo Land conta com personagens bem conhecidas de outros jogos, como The Legend of Zelda e Donkey Kong.
A Nintendo precisa de um bom arranque da Wii U para contrariar as tendências negativas dos últimos meses. A consola portátil 3DS, que mostra imagens em 3D, teve vendas abaixo do esperado. Em Abril, a empresa apresentou, pela primeira vez, prejuízos.
Para além da concorrência dos jogos baratos em smartphones e tablets, o desempenho da Nintendo foi ainda afectado pelo maremoto no Japão e por uma valorização do iene face a outras divisas, nas quais a Nintendo faz boa parte da sua facturação.

Comentários