Netflix permite licenças de maternidade e paternidade sem limites

Durante o primeiro ano de vida da criança ou da sua adopção, os pais podem gerir quando se querem ausentar do trabalho desde que garantam a sua substituição.

Foto
O Netflix não quer que os trabalhadores se preocupem com o trabalho qundo acabam de ser pais Mike Blake/Reuters

A maioria dos pais gostava de ter direito a poder passar mais tempo com os filhos no primeiro ano de vida mas as leis laborais em Portugal estabelecem regras de ausência do local de trabalho. Nos Estados Unidos, a direcção do Netflix, o serviço de streaming que permite ver um número ilimitado de séries e filmes através de uma assinatura mensal, foi mais longe que as restantes empresas e decidiu permitir uma licença ilimitada de maternidade e paternidade aos seus funcionários.

Numa empresa que diz promover uma “cultura de ‘liberdade e responsabilidade’”, os trabalhadores do Netflix sabem desde o primeiro dia que têm liberdade para tomar as suas próprias decisões mas com uma dose certa de responsabilidade.

Em troca, o Netflix anunciou esta semana uma nova política de licença para mães e pais recentes que lhes permite tirar o tempo que considerem necessário durante o primeiro ano de vida da criança ou da sua adopção.

“Queremos que os funcionários tenham flexibilidade e confiança para equilibrar as necessidades das suas famílias em crescimento sem se preocuparem com o trabalho ou finanças”, escreve a empresa no seu blogue.

Assim, os pais e mães podem “regressar a meio-tempo, tempo inteiro, ou então voltar e em seguida sair como for necessário”, explica a empresa, que assegura o pagamento da remuneração do funcionário na totalidade, sem reduções. Só há uma exigência: cada trabalhador deve gerir as suas ausências com o seu superior hierárquico para garantir que haverá alguém para o substituir quando não estiver na empresa.

“A experiência mostra que as pessoas trabalham melhor se não estiverem preocupadas com o que se passa em casa. Esta nova política, combinada com o nosso tempo de licença ilimitado, permite aos funcionários serem apoiados durante mudanças nas suas vidas e regressarem ao trabalho focados e dedicados”, conclui o Netflix.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários