Multibanco lança aplicação de pagamentos móveis

MB Way permite fazer compras online usando o número de telemóvel ou o email, que ficam associados a um cartão bancário.

Foto
A aplicação está disponível para Android, iOS e Windows Patrícia Martins

Os sistemas de pagamento móvel são um mercado em que todos parecem querer uma fatia e agora é a vez da SIBS, a empresa que gere a rede Multibanco, fazer a sua entrada.

O MB Way, uma aplicação para Android, iOS e Windows, que permite fazer pagamentos e transferências bancárias, foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, depois de ter sido anunciada há um ano. O objectivo de facilitar os pagamentos na Internet, onde alguns consumidores ainda preferem não colocar dados como o número de cartão de crédito.

Depois de associar um cartão bancário à aplicação, o utilizador pode passar a fazer compras num smartphone ou tablet fornecendo apenas o seu número de telemóvel ou o email. De seguida, recebe no aparelho uma mensagem a pedir que autorize a transacção, tendo para isso de introduzir um código secreto de seis dígitos. Desta forma – e tal como acontece, por exemplo, com os utilizadores de serviços como o PayPal – não há necessidade de fornecer informação bancária ao comerciante.

Entre as lojas que aderiram à tecnologia estão o Continente Online, o Jumbo, o Pão de Açúcar e loja de electrónica Box. O MB Way também pode ser usado na FNAC, Bilheteira Online, Blueticket Mobile, Livraria Wook e ainda na Rede Expresso.

Para além dos pagamentos, também é possível fazer transferências instantâneas entre contas bancárias de dois utilizadores do serviço. Para isso, é necessário introduzir o email ou o número de telemóvel da pessoa para quem se quer transferir o dinheiro. Caso o destinatário da transferência não seja utilizador da aplicação, receberá uma mensagem a perguntar se quer aderir ao serviço.

A adesão é gratuita e está disponível para clientes de 13 bancos, “permitindo a adesão de 95 por cento dos cartões bancários e não bancários, como os cartões de refeição”, explica a SIBS, em comunicado.

 

Sugerir correcção
Comentar