Mulheres consomem menos notícias do que os homens em Portugal

Dados de estudo internacional mostram diferenças entre géneros no consumo de notícias. A televisão e o computador ainda são os dispositivos de eleição.

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Os telemóveis continuam longe de ser o principal dispositivo de acesso a notícias Patrícia Martins

Há uma clara diferença no tipo de notícias que homens e mulheres consomem em Portugal. O desporto, a tecnologia, a política e a economia são áreas que interessam mais aos homens. As mulheres preferem dedicar-se a ler, ver ou ouvir informação sobre saúde, educação, cultura, entretenimento, celebridades e divertimento.

Esta divisão por género – no caso, são apenas considerados os géneros masculino e feminino – pode parecer fruto dos mais empedernidos estereótipos, mas faz parte das conclusões do estudo conduzido pelo Observatório da Comunicação (Obercom) para o Reuters Digital News Report 2015. O documento, que é produzido anualmente pelo Instituto Reuters, foi publicado em Outubro e compara os hábitos de consumo de notícias digitais em 18 países.

Embora existam outros estudos semelhantes realizados em Portugal, esta é a primeira vez que o relatório do Reuters inclui informação sobre o nosso país. O facto levou a equipa coordenada por Gustavo Cardoso, professor no ISCTE-IUL, a desagregar os dados nacionais com o intuito de melhor perceber as subtilezas nos hábitos de consumo actuais e de identificar tendências.

Uma das conclusões a que chegou foi a de que, apesar acederem com idêntica frequência à Internet, o interesse demonstrado por notícias é mais elevado entre os homens (72,4%) do que entre as mulheres (66,9%). A diferença acentua-se quando se questiona a frequência com que acedem a notícias – 63,7% dos homens inquiridos dizem que o fazem, contra 52,3% das mulheres. Resultado: as mulheres consomem menos notícias do que os homens.

Na utilização das redes sociais como forma de acesso à informação, os géneros equivalem-se: ambos utilizam preferencialmente o Facebook e depois o YouTube. É nas redes com menor expressão que as diferenças se notam mais: eles recorrem ao Twitter (11,4% contra 3,6%), elas optam pelo LinkedIn (8,3% contra 4,9%). Também é entre os dispositivos menos usados – os tablets – que se nota alguma divergência: as mulheres usam-no mais (10,8% contra 5,5%). Os homens acedem ligeiramente mais através de computadores e smartphones.

O entusiasmo com que as novidades tecnológicas – como smartphones, tablets ou relógios inteligentes – podem dar a ideia de que os nossos consumos digitais são maioritariamente feitos em aparelhos móveis. No entanto, os dados nacionais do Reuters Digital News Report 2015 mostram que, pelo menos no caso das notícias, é através de meios como a televisão e os computadores portáteis e de secretária que esse consumo continua sobretudo a ser feito.

Gustavo Cardoso explica ao PÚBLICO que isto se deve às nossas rotinas diárias e à idade dos consumidores de notícias (é possível que as camadas mais jovens da população, mais rápidas a adoptar as novidades tecnológicas, estejam foram desse grupo). De qualquer forma, explica o investigador, “o que se percebe é que há uma acumulação cada vez maior de suportes através dos quais se pode aceder a notícias” e que isso impõe que existam “ecrãs que são usados em detrimento de outros”.

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