Morreu Hiroshi Yamauchi, o homem que fez da Nintendo uma líder

Foi durante a sua gestão que saíram as primeiras consolas ou jogos tão populares como Mario e Zelda.

Foto
Reuters

Hiroshi Yamauchi, um dos pais japoneses dos videojogos e antigo presidente do grupo Nintendo, morreu aos 85 anos, foi anunciado nesta quarta-feira por um porta-voz da empresa. Durante a sua direcção, Yamauchi conseguiu colocar a Nintendo num lugar de liderança no mercado do entretenimento electrónico.

Yamauchi, nascido em Kyoto em 1927, liderou o grupo Nintendo durante mais de 50 anos, tendo recebido a dura tarefa quando tinha apenas 22 anos.

Quando chegou à direcção, a empresa era conhecida pelas cartas coleccionáveis. Entre 1949 e 2002, o japonês conseguiu que a marca fosse desenvolvendo produtos e assumindo uma posição de liderança, o que permitiu que na década de 80 a Nintendo se tornasse pioneira nos videojogos.

Com Yamauchi na direcção, a Nintendo lançou, em 1983, a primeira consola de jogos para a família, o Family Computer, mais conhecido como Famicom no Japão, ou NES (Nintendo Entertainment System) no resto mundo. Seguiram-se os Game Boy e outras consolas, acompanhadas por alguns dos jogos mais emblemáticos da marca como Mario, Pokemon ou Zelda.

Em 2002, Yamauchi passou a assumir uma função de conselheiro especial da Nintendo, numa altura em que a marca já sentia a forte concorrência dos jogos online, com gráficos 3D, e as propostas de empresas dispostas a fazer cair a marca do primeiro lugar, como a Sony com a sua PlayStation. Mais recentemente, a Nintendo estaria a ter dificuldades em reagir à concorrência dos jogos destinados a smartphones.

Sugerir correcção
Comentar