Momentos Kodak com telemóveis e tablets

Primeiro aparelho da marca será revelado no próximo mês.

Foto
Máquinas Kodak, numa fotografia de 1996 Fred Prouser/Reuters

Se não podes vencê-los, junta-te a eles. A Kodak, a icónica empresa americana cujo negócio sofreu um duro golpe com as máquinas digitais e com a ubiquidade das câmaras nos telemóveis, anunciou uma linha de telemóveis e tablets, que começará a ser apresentada em Janeiro.

Os telemóveis Kodak vão estar equipados com sistema operativo Android e, apesar de ostentarem a centenária marca que ficou conhecida pelo material fotográfico, não são fabricados pela empresa. O fabrico está a cargo do Bullitt Group, um grupo britânico que produz equipamentos electrónicos sob outras marcas, entre os quais telemóveis resistentes da marca Caterpillar, mais famosa pela maquinaria pesada.

O comunicado em que a novidade foi anunciada indica que a fotografia será um aspecto importante nestes telemóveis. “A Kodak é uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Pegámos nessa herança e usámo-la para inspirar uma nova gama de dispositivos bem desenhados que vão permitir aos utilizadores tirar grandes fotografias, editá-las, partilhá-las, guardá-las e imprimi-las num instante”, disse o presidente executivo da Bullitt Mobile, Oliver Schulte.

O primeiro modelo de telemóvel será revelado no próximo mês, na Consumer Electronic Show, um dos maiores eventos mundiais de electrónica de consumo, habitualmente usado por várias empresas para exibirem novos produtos. Já para o segundo semestre do ano está previsto o anúncio de um telemóvel com tecnologia 4G, de um tablet e de uma máquina fotográfica com capacidade de ligação à Internet.

A decisão de licenciar a marca Kodak surge numa altura em que a empresa está muito longe dos tempos áureos e significa também um regresso ao mercado do consumo. A Eastman Kodak Company, que tem o nome do fundador e cujas raízes remontam a cerca de 1880, transformou-se nos últimos anos numa empresa voltada para clientes empresariais, com produtos e serviços na área da imagem e impressão.  Os dados mais recentes da empresa, relativos aos primeiros nove meses do ano, dão conta de um prejuízo de 81 milhões de dólares, perto de 67 milhões de euros.

Não foram adiantados pormenores sobre o novo telemóvel, embora o comunicado revele que os aparelhos estarão equipados com aplicações para lidar com fotografias concebidas especificamente para estes modelos. Além disso, e tal como acontece com muitas outras marcas, o sistema Android será alterado para ter uma interface própria.

Sugerir correcção
Comentar