MiudosSegurosNa.Net lança curso contra conteúdos falsos

Projecto explica em micro-lições formas de evitar cair em esquemas e situações de rapto digital e phishing

Foto
O curso é dirigido a crianças e jovens, pais e professores Maria João Gala

Primeiro foi a iniciação à segurança de crianças e jovens na Internet e agora o tema é ensinar famílias, escolas e comunidades a distinguir conteúdos falsos e enganadores online. O Projecto MiudosSegurosNa.Net volta a apostar em micro-lições em vídeo para ajudar a evitar situações que se tornem potencialmente perigosas para o utilizador de qualquer idade na Internet.

"Fake! Como Separar o Trigo do Joio na Internet" é o nome do novo curso que irá ser lançado a 1 de Setembro e que inclui micro-lições de vídeos de cinco minutos cada uma, num total de uma hora de aulas. Os conteúdos podem ser acedidos nas datas, horários e locais que forem mais convenientes para quem quiser fazer o curso. O acesso poderá ser feito por computador, smartphone ou tablet, tanto em iOS como Android.

Tito de Morais, fundador do Projecto MiudosSegurosNa.Net, deixa numa nota enviada ao PÚBLICO algumas das questões que pais e educadores devem colocar quando se fala em segurança online, como se os mais jovens sabem detectar conteúdos falsos ou enganadores na Internet. Conseguem detectar mensagens de phishing, smishing e vishing? E perfis falsos no Facebook e noutras redes sociais? Há ainda alertas para “contos do vigário, vendedores de banha da cobra e outro tipo de esquemas e fraudes” e os também complexos casos de “catfishing e rapto digital”.

Segundo Tito de Morais, "tudo isto exige espírito analítico e sentido crítico da parte de crianças, jovens e adultos, no sentido de poderem usar a Internet de uma forma esclarecida e segura".

As micro-lições, que têm um preço de pré-lançamento de 5 euros até 31 de Agosto, ficam disponíveis de forma vitalícia numa plataforma internacional de cursos online e podem ser consultadas sempre que se quiser, após a inscrição no curso.

"O curso surge como resposta a esta necessidade que já havia sido constatada em 2011 e que foi recentemente confirmada com um inquérito junto dos participantes do primeiro curso" online do Projecto MiudosSegurosNa.Net, explicou Tito de Morais.

Sugerir correcção
Comentar