Microsoft prestes a mostrar as cartas para o jogo da oitava geração de consolas

A Xbox 360 chegou ao mercado em 2005, o modelo original foi apresentado por Bill Gates em 2001. A nova consola chega numa nova era nos videojogos.

Bill Gates e o actor Dwayne Johnson ("The Rock"), na apresentação da primeira Xbox, em 2001 Jeff Christensen/Reuters

A Microsoft revela nesta terça-feira a próxima geração da Xbox, a consola doméstica com que a empresa por trás do Windows e do Office entrou no mundo dos videojogos e que tem servido de plataforma para tentar dominar o entretenimento na sala de estar.

A próxima Xbox, cujo nome ainda não é conhecido, embora seja frequente ser chamada Xbox 720, é a última consola de oitava geração a ser apresentada. A Nintendo começou no final do ano passado a vender a Wii U e a Sony revelou em Fevereiro pormenores da PlayStation 4 (embora não tenha mostrado a consola, que será posta à venda no último trimestre do ano).

A apresentação da Microsoft ocorre semanas antes do maior evento de videojogos do mundo, a Electronic Entertainment Expo (E3), que começa a 11 de Junho, em Los Angeles. Embora a imprensa especializada e os entusiastas de jogos estejam há muito a especular sobre os detalhes e especificações técnicas do novo modelo, não há informação oficial e é possível que alguns pormenores sejam guardados para a E3 ou mesmo para mais próximo da data de lançamento.

Documentos publicados online e descritos como sendo da Microsoft (em pelo menos um dos casos, a empresa pediu aos sites a remoção dos ficheiros) dão pistas sobre as novidades. Os elementos que chegaram a público indicavam a introdução de um leitor de blue-ray, um disco rígido interno, as habituais melhorias ao nível de processador, placa gráfica e memória e ainda uma nova versão do Kinect (a tecnologia de controlo de jogos por gestos e movimentos, sem necessidade de um comando físico), desta vez integrada na consola, em vez funcionar como um acessório.

Em Abril, um executivo da equipa da Xbox chamado Larry Hryb anunciou no seu blogue Major Nelson (dedicado a dar informação sobre a consola) que a apresentação de 21 de Maio marcaria “o início da nova geração de jogos, TV e entretenimento”, indiciando que a Microsoft vai continuar o caminho de tentar tornar a Xbox o centro de entretenimento na sala de estar, um posicionamento que as consolas de jogos domésticas têm procurado, com funcionalidades como a ligação à Internet e a visualização de vídeos e filmes.

Para esta oitava geração de consolas, a Nintendo (que já tinha estreado os controlos por movimentos, com a primeira Wii) inventou um novo comando, com um ecrã integrado, que serve para criar novas mecânicas de jogo e que permite que o comando sirva como uma espécie de consola portátil, que funciona nas proximidades da Wii U.

Já a Sony revelou uma série de novas funcionalidades em Fevereiro, como a possibilidade de continuar um jogo da PLayStation 4 na portátil PlayStation Vita e de experimentar jogos antes de os comprar, através de um sistema de streaming, em que não é preciso descarregar o jogo antes de começar a jogar.

Desde que a última Xbox foi lançada, muito mudou e as consolas domésticas concorrem também com os tablets e smartphones. Para a única consola de oitava geração que já foi submetida ao teste dos consumidores, as vendas não correram bem. De acordo com a Nintendo, tinham sido vendidas até 31 de Março 3,45 milhões de unidades. As estimativas iniciais da Nintendo apontavam inicialmente para 5,5 milhões de vendas e tinham já sido revistas em baixo para os quatro milhões de unidades.

Em Novembro do ano passado, a Sony comunicou que as vendas da PlayStation 3 tinham atingido 70 milhões de unidades (número que deixa de fora a época natalícia). A primeira Wii vendeu 99,8 milhões de unidades. Já no mês passado, os números de vendas divulgados pela Microsoft colocaram a Xbox 360 no patamar dos 77,2 milhões de consolas vendidas. 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues