Microsoft Office chega aos consumidores em modelo de assinatura

A nova versão do mais lucrativo produto da Microsoft permite a utilização mediante pagamentos anuais. Inclui a utilização de aplicações online e oferece minutos no Skype.

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A Microsoft apostou numa forma diferente de venda para o seu produto mais lucrativo Mike Blake/Reuters

Para além da abordagem tradicional de vender a licença para usar o pacote de aplicações – que inclui os muito conhecidos Word, Excel e Powerpoint, entre outros –, a nova versão do Microsoft Office para consumidores está disponível, a partir desta terça-feira, num modelo de assinatura.

Uma versão familiar, chamada Office 365 Casa Premium, custará 99,99 euros e permite a instalação em cinco dispositivos: computadores e tablets com Windows e computadores Mac (a assinatura fica por 79,99 euros quando feita com a compra de um novo PC). Já uma versão para estudantes universitários, professores e outros funcionários das universidades custa 79,99 euros para uma utilização durante quatro anos, mas permite a instalação em apenas dois aparelhos.

Em Portugal, a Microsoft entregará dois euros por cada assinatura do Casa Premium à Casa do Gil, um centro de acolhimento pós-hospitalar para crianças. "Esta campanha permitirá que cada subscrição de Office 365 Casa Premium financie uma refeição de uma criança da Casa do Gil num total de 4000 refeições em 2013", anunciou a subsidiária portuguesa.

A Microsoft também quer ajustar-se a hábitos de consumo e produtividade que implicam mais mobilidade e uma ligação permanente à Internet. Os clientes poderão usar uma funcionalidade chamada Office a Pedido, que essencialmente consiste no acesso a partir de qualquer dispositivo a uma versão online das aplicações.

A assinatura dá também direito a espaço no serviço de armazenamento SkyDrive, permitindo que os ficheiros fiquem guardados nos servidores da Microsoft e acessíveis em qualquer lugar – o tipo de serviço que concorre com aplicações de produtividade online, como o Google Drive, que disponibiliza editores de texto, de folhas de cálculo e de apresentações.

As duas versões do Office incluem ainda minutos para fazer telefonemas via Skype, o serviço de chamadas por Internet que a Microsoft comprou em 2011.

É a primeira vez que a multinacional testa um modelo de venda por assinatura no Office para consumidores, embora já disponibilizasse esta opção para empresas. Mas continuam no retalho versões disponíveis no tradicional sistema de venda da licença para instalação: o Microsoft Office 2013 Casa e Estudantes custa 119,99 euros, por uma utilização que não tem limitação temporal. O Microsoft Office 2013 Casa e Negócios custa 289,99 euros.

No modelo por assinatura, as actualizações são feitas automaticamente e assim que concluídas pela Microsoft. Os assinantes "receberão automaticamente novas aplicações e actualizações assim que forem disponibilizadas, como, por exemplo, as aplicações do Office brevemente disponíveis para Mac e capacidades ainda não anunciadas", explicou a empresa, que notou também que o Office 365 será actualizado "várias vezes por ano, pondo fim ao ciclo tradicional de lançamentos a cada três anos".

Caso o utilizador deixe a assinatura expirar, as aplicações passam a permitir apenas a leitura e impressão de documentos, mas não a edição.

 
 

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