Microsoft lança novo Surface e abandona Windows RT

É o primeiro modelo da gama não profissional equipado com a versão do Windows para computadores.

A Microsoft fabrica dois modelos do Surface
Fotogaleria
A versão RT não convenceu os consumidores Lucas Jackson/Reuters
O Surface 3 vai custar 609 euros em Portugal
Fotogaleria
O Surface 3 vai custar 609 euros em Portugal Microsoft

Não é novidade que os consumidores não gostaram do Windows RT, uma versão limitada do sistema operativo da Microsoft que tinha sido concebida para tablets. Com o lançamento de um novo tablet Surface, a Microsoft confirma que decidiu abandonar a estratégia de ter duas versões paralelas do Windows.

Até aqui, a Microsoft tinha reservado o Windows 8 (o mesmo que equipa computadores convencionais) para a linha de tablets com a designação Pro: aparelhos com melhores especificações técnicas, mais caros e criados para poderem substituir um portátil. O novo Surface 3 é o primeiro da linha de tablets mais baratos que vem também equipado com este sistema, em vez do RT.

O Surface 3 tem um ecrã de 10,8 polegadas (ligeiramente mais pequeno do que a versão Pro), um suporte traseiro que permite três graus de inclinação (o Pro permite qualquer inclinação), um processador Intel Atom x7 quad-core e duas opções de capacidade de armazenamento: 64GB ou 128 GB.

A Microsoft diz que tentou incorporar no novo algumas das características do Pro, lançado há dez meses e que foi apresentado como um substituto de computadores portáteis, com a Microsoft a tentar posicioná-lo como um concorrente do Macbook Air, da Apple. “O Surface 3 permite fazer chegar a mais pessoas as características que os consumidores mais gostam no Surface Pro 3, com um design premium e mantendo toda a produtividade, agora num dispositivo mais acessível”, afirmou, num comunicado da empresa, Panos Panay, vice-presidente corporativo do Microsoft Surface.

O aparelho será posto à venda em Portugal a partir de 7 de Maio, com um preço recomendado pela Microsoft de 609 euros, um valor que não inclui acessórios, entre os quais a capa-teclado que permite usar estes tablets como um aparelho híbrido.

A novidade surge já depois de a Microsoft, nos meses recentes, ter terminado a produção dos aparelhos com o Windows RT, o que inclui a anterior versão do Surface, bem como um tablet da Nokia, que tinha sido lançado no final de 2013. Ainda naquele ano, houve fabricantes que abandonaram o RT, que sempre teve uma quota de mercado residual.

O Surface 3 poderá também ser actualizado gratuitamente para o Windows 10, a próxima versão do sistema, com o qual a Microsoft espera recuperar do fracasso do Windows 8, que ficou muito longe de superar o antecessor Windows 7. Este sistema tem ainda 56% do mercado de computadores, segundo a empresa de análises NetMarketShare. Combinados, o Windows 8 e 8.1 rondam os 15%.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários