Metade da população mundial vai estar online em 2018

Estudo da eMarketer coloca países como a Índia ou o México a aumentar drasticamente o número de utilizadores.

Foto
Em 2018, três quartos dos utilizadores online de todo o mundo vão ser chineses AFP

No final deste ano, duas em cada cinco pessoas no mundo vão ter acesso à Internet pela primeira vez, levando a que perto de 2900 milhões de pessoas sejam utilizadores da web. Dentro de quatro anos, serão aproximadamente 3900 milhões os utilizadores do mundo online, pelo menos uma vez por mês, totalizando quase metade da população mundial.

Os números e as estimativas são avançados pela empresa de análise eMarketer, que fixa acima dos três mil milhões de pessoas as que estarão online já em 2015, o que representa um aumento de 6,2% em relação ao ano anterior. Ou seja, 42,4% da população do mundo terá acesso à Internet.

Com base na análise da realidade actual em 41 países, incluindo pela primeira vez alguns do Médio Oriente e África, a eMarketer antecipa o que deverá vir a acontecer com algumas nações. Assim, até ao final deste ano, o Brasil vai ultrapassar o Japão e assumir-se como o quarto país com a maior população de utilizadores de Internet do mundo.

No próximo ano, o México vai colocar-se na oitava posição, até então ocupada pela Alemanha. Em 2016, a Índia vai fazer sombra aos Estados Unidos com os seus mais de 283 milhões de internautas e alcançar o segundo lugar. Dentro de três anos, a Indonésia vai entrar na lista dos cincos maiores, ultrapassando o Japão. Para 2018 é esperado que a China, líder destacado, detenha três quartos dos utilizadores online de todo o mundo.

Os números arrasadores atribuídos a países asiáticos podem ser explicados com a crescente comercialização de aparelhos móveis low-cost e o aumento das ligações à rede web em países com recursos económicos mais baixos. "Telemóveis e ligações de banda larga móvel baratos estão a permitir o acesso e uso da Internet em países onde a Internet fixa tem estado fora do alcance dos consumidores, seja devido à falta de infra-estruturas ou acessibilidades”, explica a analista da eMarketer Monica Peart, num comunicado.

Para Peart, "enquanto os mercados altamente desenvolvidos estão quase saturados em termos de utilizadores de Internet, há espaço significativo para o crescimento de mercados emergentes”. A analista dá como exemplo a Índia e a Indonésia, que “vão ver ambas o crescimento para dois dígitos em cada ano, entre agora e 2018”.

A análise da eMarketer não cita dados de Portugal, mas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, no ano passado, a Internet chegava a 62% das famílias portuguesas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários